A manhã dessa sexta-feira, 20, seria usada em agendas de Jair Bolsonaro em Balneário Camboriú (veja detalhes abaixo), mas os compromissos na cidade foram derrubados a pedido do ex-presidente.
Em vez de permanecer na “dubai” brasileira, o líder da direita pegou a estrada rumo ao Sul catarinense, onde, hoje à noite tem evento do PL em apoio à candidatura de Ricardo Guidi à prefeitura de Criciúma.
A motivação principal para a mudança na agenda teria sido o esvaziado evento de quinta-feira à noite no centro de Balneário, cidade conhecida por ser reduto bolsonarista (foto de capa).
No caminho rumo ao Sul, Bolsonaro quebrou o protocolo e parou em Itapema para respaldar a candidatura de Alexandre Xepa. Agora há pouco, ele esteve em Palhoça onde o candidato liberal é Eduardo Freccia, prefeito que busca a reeleição.
O governador Jorginho Mello tem estado ao lado do ex-presidente em todos os momentos. Mas, ressalve-se, quase não apareceu nas imagens junto com Fabrício Oliveira e Peeter Lee Grando (veja foto abaixo) nos vídeos e postagens disponibilizados nas redes sociais do governador.
Consta que Jair Bolsonaro pode fazer uma parada ainda em Tubarão antes de chegar a Criciúma. Na Cidade Azul, o candidato do PL é o deputado Estêner Soratto.
SOBRE QUINTA-FEIRA À NOITE EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou na tarde desta quinta-feira (19/09) a Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina. Reconhecido reduto bolsonarista, que garantiu mais de 74% dos votos para Jair Bolsonaro em 2022, a cidade vem acompanhando uma disputa em que o representante do Partido Liberal não consegue liderar as pesquisas.
LIBERAL DE ÚLTIMA HORA NÃO DECOLOU
Em todos os levantamentos registrados até o momento, Peeter Lee Grando (PL), fica em segundo lugar, com a metade das intenções de votos da candidata Juliana Pavan (PSD), vereadora e líder da oposição ao atual prefeito, Fabrício Oliveira (PL). O debate eleitoral no município tem sido marcado pelas demandas da própria cidade e carências na área social e nos bairros. Embora o PT tenha indicado a professora Marisa Zanoni como sua candidata, os membros do PL tentam imputar a candidatura de Juliana Pavan a pecha de representante da esquerda, para tentar desgastá-la junto ao eleitorado. Por não haver lógica na retórica contra a candidata de centro-direita, os números mostram que a estratégia não tem logrado êxito.
FIM DE MANDATO
Fabrício Oliveira, o atual gestor do Município, não pode ser candidato nesta eleição. Eleito em 2016 pelo Partido Socialista Brasileiro e reeleito em 2020 pelo Podemos, o atual mandatário filiou-se ao PL no segundo turno das eleições de 2022. Seu ex-vice prefeito nos dois mandatos, Carlos Humberto (PL), é um bolsonarista raiz, e foi eleito deputado estadual nas eleições de 2022 também pelo PL. Rifado da disputa pelo próprio prefeito, o deputado não esconde publicamente seu descontentamento com a imposição do seu antigo companheiro de chapa.
DEPUTADO MANDA A LETRA
“Peeter não conhece a cidade, mudou-se de Itajaí para Balneário Camboriú em fevereiro deste ano. Não tem experiência em gestão pública e nunca participou de eventos na defesa de pautas conservadoras. Talvez por isto lidere a rejeição, superando até mesmo a candidata do PT. É surreal”, dispara Carlos Humberto, nada mais, nada menos, do que líder do governo Jorginho Mello (PL) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A agenda oficial de Jair Bolsonaro em Balneário Camboriú conforme divulgada pela assessoria do ex-presidente:
Quinta 19/09
11h – aeroporto navegantes
13h – Feijoada Tombini
15h as 18h
Camelo central
Comitê Jair Renan
Padaria Trigos
Caldo de cana Palestina
19:22h comício
21h – Festa Farroupilha
Sexta 20/09
07h – café da manhã
08h – candidatos
09h às 11:30h – visitas pela cidade
12h – almoço costelão
Após almoço saída para Criciúma
SAIBA MAIS:
Bolsonaro quebra protocolo e prestigia Alexandre Xepa em Itapema durante agenda em SC