Blog do Prisco
Coluna do dia

Bolsonaros no circuito de SC

Jair Bolsonaro se sensibilizou com a situação da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr. Ela está com o pescoço na guilhotina, alcançada que foi pelo pedido de impeachment cujo alvo principal é Moisés da Silva.

Preocupado em salvar Daniela, o presidente escalou a advogada do Aliança Pelo Brasil, partido liderado pela família, Karina Kuffa, para assumir a defesa dela no âmbito judicial.

Karina vai se inteirar do processo, hoje nas mãos do advogado Filipe Mello, e traçar as estratégias daqui em diante. O filho 03 de Jair, o deputado Eduardo Bolsonaro, também está mais ligado nesta situação. Até pela sua presença mais constante no estado e pelas ligações a lideranças daqui.

Daniela também conta com apoios de ministras, como Damares Alves e Tereza Cristina; e da deputada Carla Zambelli, que tem muita força nas hostes do Aliança.

Peso federal

Toda esta movimentação traz nova dimensão ao caso e mostra a importância da vice no processo. Moisés da Silva não é bem visto nestes grupos, mas pode acabar sendo beneficiado. Novamente, vale lembrar que ele sempre atuou para afastar a vice. Mais um erro do novato que precisa aprender agora mais rapidamente se quiser, de fato, ser governador de Santa Catarina e dos catarinenses.

DNA bolsonarista

Daniela Reinehr é vista pelos líderes do Aliança como a candidata a governadora pelo partido em 2022. Moisés da Silva, como se sabe, não terá mais o apoio dos bolsonaristas. Nem daqui, nem de lá. O que só fortalece a movimentação dela para sair ilesa do impeachment. Na sexta-feira, a vice participou de evento nacional do partido em Brasília. Foi chamada à frente e recebeu inúmeras manifestações de apoio.

Pé de ouvido

A vice-governadora, aliás, passou dois dias em Brasília na semana passada. Fez muitas conversas. Com o próprio Jair Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto, onde falaram rapidamente sobre a situação política de Santa Catarina; e com o vice-presidente Hamilton Mourão, que a recebeu para uma agenda formal. Mourão também hipotecou apoio total a Daniela Reinehr. A sensação generalizada entre a cúpula do poder ligada ao presidente é a de que o processo de impeachment catarinense soa como um golpe.

Reaproximação

Só agora vazou que Moisés da Silva e Daniela Reinehr sentaram para uma conversa reservada. O menu principal do encontro foi o impeachment. A agenda foi na Agronômica, sábado e não teve testemunhas. Esta reaproximação era inevitável. Os dois estão no mesmo barco e não é inteligente manter a estratégia de distanciamento e antagonismo na situação em que se encontram. É questão de sobrevivência.

Prazo

Até o começo de setembro, praticamente todo o quadro político deve estar definido. Até pelo prazo das convenções homologatórias, que este ano vence no dia 15 de setembro. A partir daí, os olhos da política estadual começarão naturalmente a estar cada dia mais focados nas disputas municipais.

Serviços

Campanha assinada por entidades do setor de terceirização alerta para a importância da contratação de especialistas. Em tempos de incerteza, cresce a importância de quem faz o essencial. A pandemia do novo coronavírus impôs uma nova realidade a todo o planeta, em um curto espaço de tempo. A necessidade imediata de adaptação demandou de diversos setores, profissionais especializados para lidar com os cenários estabelecidos pela disseminação massiva do vírus. A campanha é liderada pelo Sindesp.