Notícias Últimas

Exemplos de mobilidade e trabalho social

Uma agenda intensa e motivada pela oportunidade em conhecer de perto uma realidade muito diferente daqui, mas que inspira uma gestão inovadora, calcada no planejamento urbano e no desenvolvimento social. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, voltou a Medellín, nesta semana, cidade da Colômbia com quase 2,5 milhões de habitantes, oficializada Cidade-Irmã de Chapecó após o acidente aéreo com a Chapecoense. A irmandade entre os dois povos nasceu de sentimentos indestrutíveis que nos uniram para sempre.

Acompanhado pelo Alcalde, Federico Gutiérrez Zuluaga, Buligon conheceu cases de mobilidade urbana, dispositivos de acessibilidade e o trabalho social que é realizado nas favelas de Medellín. “Tivemos a oportunidade de conviver com as comunidades das periferias. O contato com as crianças e as lideranças das favelas foi uma experiência para inspirar bons projetos sociais”, destacou Buligon.

Buligon conheceu experiências exitosas nas favelas de Medellín, cidade com 2,5 milhões de habitantes

O Prefeito caminhou pela cidade e andou num metrô interligado com o teleférico, transporte de acesso à favela mais distante de Medellín. “Uma referência em mobilidade urbana e acessibilidade. A limpeza do metrô impressiona, assim como as atividades sociais que a empresa que administra o metrô desenvolve com as crianças carentes”, acrescentou.  

Em ato oficial na quarta-feira (10-05), antes da partida válida pela Recopa entre a Chape e o Atlético Nacional, no Estádio Atanasio Girardot, Buligon recebeu das mãos do Alcalde, Federico Gutiérrez Zuluaga a chave da cidade colombiana. O gesto formalizou a irmandade entre os dois povos. Durante a solenidade os Prefeitos descerraram uma placa de homenagem às vítimas do acidente aéreo e assinaram o documento do hermanamiento que selou, para sempre, a irmandade entre Chapecó e Medellín.

Após agenda intensa em Medellín, o Prefeito de Chapecó esteve na capital Bogotá, nesta quinta-feira (11-05), em audiência com o embaixador, Júlio Bitelli. Buligon formalizou o convite ao embaixador para ser um dos palestrantes do Seminário Mercosul Cidadão, que acontece no final de novembro, em Chapecó. “O embaixador ficou emocionado com o convite e prontamente aceitou. A palestra sobre Carreira Diplomática aos estudantes e profissionais do Direito certamente irá enriquecer muito a nossa programação”, concluiu Buligon.

Posts relacionados

A polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais, com José María Aznar

Redação

Ricardo Guidi se dirige aos criciumenses através de nota oficial sobre a operação do Gaeco em Criciúma

Redação

Plenário aprova política de transparência de operação de barragens em SC

Redação
Sair da versão mobile