Notícias Últimas

BRDE e WBG tratam sobre resiliência urbana e parcerias público-privadas

Representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Grupo Banco Mundial (WBG) realizaram uma reunião na manhã desta sexta-feira (01), em Florianópolis/SC, para abordar o atual contrato de resiliência urbana firmado entre o BRDE e o Banco Mundial, além de debater oportunidades para uma futura parceria em projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O encontro teve como principal pauta o contrato vigente, que visa promover ações de resiliência urbana nos estados da região sul do Brasil. O diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, ressalta que “este acordo foi destacado como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de cidades mais preparadas para enfrentar desafios climáticos e urbanos”. Os representantes discutiram os avanços obtidos até o momento, os impactos gerados e as próximas etapas para garantir a efetividade das ações implementadas.

Outro tema em debate foi a possibilidade de um acordo futuro para o desenvolvimento conjunto de iniciativas em PPPs. “Ambas as instituições reconheceram o potencial desse modelo de parceria para acelerar investimentos em infraestrutura e serviços públicos, permitindo a mobilização de capital privado e ampliando a eficiência dos projetos regionais”, menciona o diretor. A implementação de PPPs foi destacada como uma prioridade estratégica para fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável nas regiões atendidas pelo BRDE.

A reunião encerrou com um compromisso mútuo de aprofundar o diálogo e explorar novas formas de cooperação para impulsionar o desenvolvimento regional. A expectativa é de que novos desdobramentos sejam anunciados nos próximos meses, reforçando o papel do BRDE e do Grupo Banco Mundial no apoio ao crescimento sustentável e à modernização urbana do sul do Brasil.

Sobre o WBG

O Grupo Banco Mundial (WBG) é uma organização internacional formada por cinco instituições, cujo objetivo é fornecer suporte financeiro e técnico para projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza em países de renda média e baixa. Com sede em Washington (EUA) o WBG trabalha em parceria com governos, setor privado e sociedade civil, oferecendo financiamentos, assistência técnica e orientações políticas para fortalecer economias, combater a desigualdade e construir resiliência em setores essenciais, como infraestrutura, educação, saúde e meio ambiente.

foto>Ricardo Dias, divulgação

Posts relacionados

Moody’s eleva Classificação de Risco do BRDE

Redação

BRDE alcança marca histórica em captações no mercado de capitais

Redação

SCPAR Invest SC negocia atração de quase R$ 25 bilhões em investimentos ao Estado

Redação
Sair da versão mobile