Entre os dias 21 e 25 de outubro, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participou de uma importante missão em Washington (EUA), com o intuito de fortalecer parcerias com bancos multilaterais e captar recursos para projetos de infraestrutura no Sul do Brasil. Durante o evento, a equipe do BRDE liderada pelo diretor Financeiro, João Paulo Kleinübing, com representantes da Diretoria de Planejamento e da área de Captação, teve a oportunidade de se reunir com instituições renomadas, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que recentemente aprovou um financiamento de US$ 200 milhões para a reconstrução do Rio Grande do Sul, após as cheias de maio de 2024.
A missão coincidiu com os Encontros Anuais do Banco Mundial e do FMI, permitindo ao BRDE discutir temas estratégicos como resiliência climática, parcerias público-privadas e concessões.
Na sede do Banco Mundial, a equipe do BRDE dialogou com a Diretoria de Infraestrutura sobre o apoio técnico para fortalecer parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, visando aprimorar a capacidade de desenvolver projetos sustentáveis na região. “Atualmente, o funding internacional do BRDE já representa aproximadamente 20% da carteira. Nosso objetivo é ampliar e diversificar ainda mais. O BRDE busca se alinhar cada vez mais com as práticas dos principais bancos de desenvolvimento do mundo”, destaca Kleinübing.
Além disso, reuniões na sede do IDB Invest e do IFC (International Finance Corporation) foram realizadas para discutir a expansão das operações de financiamento internacional do BRDE. O objetivo central dessas conversas foi maximizar o acesso a recursos globais, ampliando a capacidade do banco de apoiar projetos estratégicos que promovam sustentabilidade e desenvolvimento regional no Sul do Brasil.
Com foco no desenvolvimento sustentável, inovação e empreendedorismo, o BRDE reafirmou seu compromisso em viabilizar soluções financeiras que promovam impacto positivo para a infraestrutura regional, consolidando sua posição como um agente fundamental para o desenvolvimento do Sul do Brasil. “A participação do BRDE em Washington foi essencial para fortalecer laços internacionais e garantir investimentos que beneficiem a população e a economia da região”, ressalta Kleinübing.