Uma das bandeiras do Partido NOVO é que as emendas do legislativo não sejam utilizadas por seus filiados, já que esse recurso seria uma atribuição do executivo. Mas o ex-deputado Bruno Souza aproveitou os últimos dois meses de mandato, após não ser eleito à Câmara Federal, para distribuir as verbas estaduais apenas para dois municípios: Florianópolis e São José.
Até então, ele não tinha utilizado suas emendas, mas parece ter esquecido a orientação do Partido NOVO após a derrota nas eleições de 2022. Bruno Souza fez 86.568, mas Gilson Marques, colega de partido, fez 87.894, uma diferença de 1.326 votos que lhe tirou a eleição.
Em Florianópolis, Bruno fez 23.914 votos e em São José 11.435. Seguindo a radiografia das urnas e conforme os valores publicados no portal transparência, Bruno destinou a maior parte dos valores para o município de Florianópolis e o menor valor para São José, numa soma total de cerca de R$ 1,2 milhões.
Os números são públicos e mostram uma estratégia. Bruno, que nunca havia destinado emenda, escolheu Florianópolis e São José, os dois municípios onde foi mais votado, para enviar as emendas. A atitude abre o questionamento sobre uma possível candidatura em Florianópolis ou São José, já que a orientação do partido deixou de ser seguida na reta final do mandato como deputado estadual.