Em decorrência das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, acarretando na maior crise climática do estado, a Câmara de Vereadores de Florianópolis está se mobilizando como ponto de coleta no centro da cidade para a arrecadação de itens essenciais, facilitando o acesso aos que desejam fazer suas doações à população das cidades gaúchas.
Desde o ocorrido, a Câmara vem estabelecendo o espaço para coleta de materiais, e reforça que continuará atuando no auxílio em prol das famílias atingidas, no local doações como colchões, cobertores, lençóis, fronhas, toalhas, roupas, sapatos, rações para cães e gatos, além de produtos de higiene e limpeza podem ser recebidas das 8h às 19h.
Segundo dados no boletim da Defesa Civil do RS, no momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas. Ao todo, são 345 municípios do estado atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. Contabilizando 21.957 pessoas desalojadas e 257 feridas, o Rio Grande do Sul também consta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos.