Blog do Prisco
Destaques

Câmara de São José recebe projeto do novo Plano Diretor

Documento foi construído de forma participativa e será analisado a partir da Comissão de Obras

A Câmara de São José recebeu nesta segunda-feira (18) das mãos do prefeito Orvino Coelho de Ávila, a proposta de projeto de lei do novo plano diretor do município. O documento construído de forma participativa, com a realização de audiências públicas e a presença do Ministério Público do Estado tem como foco modernização das leis que tratam da organização da cidade. São José é hoje uma das cidades brasileiras com o metro quadrado mais valorizado e o novo plano deve garantir segurança jurídica não apenas para o crescimento da cidade e da construção civil, mas todo um ordenamento para a questão ambiental e de mobilidade urbana.
O presidente da Casa, vereador Matson Cé, fez questão de receber o documento no plenário, com a presença dos demais vereadores. Segundo ele, o plano, que já chega com a parte participativa toda executada, vai percorrer todos os tramites normais da casa, passando pelas comissões até o plenário. Deve começar a ser analisado no começo do ano que vem a partir da Comissão de Obras, que será responsável pelo andamento do projeto na Casa.
“É muito importante que a cidade possa se integrar com as novas legislações, federais e estaduais e com uma peça atualizada você consegue dar outra dinâmica à cidade, na parte de urbanismo, empreendedorismo e varias vocações do nosso município”, destacou o presidente. “O objetivo não é engessar a cidade. É que que ele seja um plano que atenda todos os segmentos, inclusive a construção civil, que é quem usa todos os dias esse regramento”, complementou.
O prefeito municipal está otimista quanto aos impactos do plano na cidade, depois da ampla discussão que foi permitida até agora. Ele lembrou que a cidade já vive um bom momento, com a proposta do município de investir na melhoria da mobilidade urbana. E que o plano diretor chega para dar ainda mais segurança aos investimentos. “A nossa cidade cresceu muito nestes quase 40 anos e nós temos que ter os cuidados necessários para manter esse crescimento ordenado. Agora, os vereadores vão discutir o projeto. Demos o melhor no sentido de dar uma legislação moderna para um Município”, argumentou.
O vice-prefeito, Michel Schlemper, lembrou do verdadeiro divisor de águas que se tornou o Código de Obras, que foi modernizado recentemente. O plano diretor segue a mesma proposta, modernizado a legislação. “O plano diretor é de 1985 e nós estamos em 2023. Você imagina que o setor da construção civil, que é dinâmico, que acompanha a tendência de mercado e as inovações, terá a disposição uma legislação que não engesse e que possibilite segurança jurídica para os investimentos. Junto com isso, nós vamos buscar sempre o equilíbrio social e ambiental”, destacou.

Posts relacionados

Prefeito eleito de Rio do Sul anuncia os nomes dos futuros secretários da Educação e de Obras

Redação

Univali é homenageada em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Redação

Comitiva do Ministério das Cidades visita Quantum Engenharia para tratar de emissão de Debêntures Incentivadas para PPPs de Cidades Inteligentes

Redação