As 84 Câmaras Italianas de Comércio espalhadas pelos cinco continentes e interligadas por uma rede de relacionamentos formam um ambiente que pode favorecer muito o empresário que busca a internacionalização de negócios.
Presentes em 61 países, essas entidades encurtam caminhos e abrem portas para organizações de diferentes perfis e com interesses diversos – seja a exportação, a importação ou a criação de parcerias. O foco prioritário é a Itália, mas o potencial é global. “Em todo o mundo, as Câmaras reúnem mais de 20 mil associados e geram mais de 300 mil contatos de negócios por ano”, diz Leonardo Freitas de Paula, que foi Secretário geral da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais por uma década e hoje atua na área de comércio internacional. Ele foi o palestrante de webinar promovido pela Câmara catarinense para apoiar empresários que buscam caminhos para expandir as fronteiras de seus negócios.
Reconhecidas pelo Governo Italiano, as câmaras tem canais de acesso a autoridades do País e atuam em parceria com outras entidades, como associações empresariais. Dessa forma, podem apoiar em diversas etapas da internacionalização – desde a identificação de potenciais parceiros até a orientação sobre questões burocráticas do mercado local, passando ainda pela orientação sobre feiras e eventos importantes para a aclimatação no país. “A Câmara abre portas – e as portas certas. Muitas vezes a equipe comercial de uma empresa faz contato com diferentes profissionais de uma empresa e não alcança a pessoa certa. Pela rede de relacionamentos que tem, a Câmara pode ajudar na prospecção, facilitando o contato do empresário brasileiro com o responsável pela decisão final de um negócio na parceira potencial”, diz Leonardo Freitas.
Presidente da Câmara catarinense, o advogado Tullo Cavallazzi Filho destacou a importância de o empresário ver a entidade como uma parceira para a geração de oportunidades. Algumas histórias contadas por Freitas mostraram que isso ocorre de diversas formas – na Itália e em outros continentes. A Câmara mineira apoiou, por exemplo, contatos feitos por produtores locais de itens como pedra sabão (usada em aquecedores domésticos) e discos de freios para locomotivas em contatos com importadores na Itália e na Alemanha. A rede de relacionamentos com outras câmaras também foi acionada certa vez em Taiwan. “O secretário da entidade local apoiou um empresário brasileiro que visitou o país e esteve durante quatro dias em visitas técnicas com potenciais parceiros”.
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