Segundo pesquisa realizada pela Ong Araucaria (que atua em prol de ações ligadas a sustentabilidade e cidadania), o município de Camboriú (SC) está entre os sete da região sul do Brasil com mais projetos a favor da causa ambiental (em sua grande maioria independentes do Governo Municipal). No entanto, essa realidade ainda é pouco divulgada dentro da cidade. Para que a cultura do empreendedorismo sustentável seja disseminada, principalmente, primeiro pelos órgãos públicos, para que se crie uma consciência ecossocial mais efetiva na população camboriuense, é que o Vereador John Lenon Teodoro (PSDB) busca um diálogo de parceria entre o Poder Público e os grupos que atuam neste segmento fundamental da sociedade.
“Visito diversos movimentos organizados que pesquisam e praticam ações que podem se transformar em incentivos educacionais para nossa cidade melhorar socialmente, pois percebo muitos jovens estudantes sem apoio para que suas realizações sejam vistas. Esse cenário pode ajudar a solucionar demandas populares, estimular o empreendedorismo e escolas e espaços públicos podem ter programações mais criativas, que desenvolvam talentos e consigam gerar mais recursos”, avalia John Lenon Teodoro.
Várias unidades educacionais públicas de Camboriú participam até o dia 14/04 da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Na última semana, o Vereador esteve na Escola Básica Municipal Lucinira Melo Rebelo, conferindo ações que os alunos promovem para proteção ambiental. “Com arrecadação de garrafas pet, óleo de cozinha e materiais reutilizáveis, que iriam para o lixo, água ou solo, a comunidade escolar (pais, funcionários e alunos) participam de Oficinas gratuitas, para desenvolver a consciência sustentável”, conta o parlamentar, que ficou encantado com os exemplos mostrados. Com o dinheiro arrecadado, a Escola adquire tinta para pintura de paredes.
Para ressaltar o tema da conferência deste ano , que é “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”, a Escola Professora Ivone Terezinha Garcia apresentou a última quinta-feira, 29/03, palestra do engenheiro ambiental Fábio Vaccaro de Carvalho, representando a incubadora Panaceia (que possui sede em Camboriú). A iniciativa do grupo estimula, apoia e capacita a população a captar e reutilizar a água da chuva para fins não potáveis. O projeto destaca a necessidade de usar água da chuva agora, em época de chuvas, para prevenir a falta d’água. Quando usamos a água da chuva, deixamos de consumir o pouco de água que caiu nos sistemas de abastecimento e com isso ajudamos a elevar os níveis que, como sabemos, estão críticos. A água captada pode ser utilizada para lavar o quintal, limpar a casa, molhar as plantas, lavar o carro e no vaso sanitário. “Abracei essa causa, junto da comunidade, para evitar o desperdício de água e lixo. É uma realidade que necessita ser compreendida e apoiada”, explica John Lenon.
Fotos: Divulgação/Ong Araucaria