Destaques

Candidato de Lula em SC, Décio Lima defende maior inclusão dos municípios na elaboração do Orçamento

Candidato ao governo de Santa Catarina pela Coligação Vamos Juntos Por Santa Catarina (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade), Décio Lima defendeu maior participação dos prefeitos na elaboração do orçamento estadual. Segundo ele, essa seria a forma mais efetiva de combater a atual conjuntura, que combina redução de massa salarial e aumento da pobreza.

Ao lado de Dário Berger, candidato ao Senado pela coligação, Décio Lima participou nesta quarta-feira (10) do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), realizado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). O suplente de senador José Fritsch também estava presente no evento.

A prefeitos e representantes de consórcios, Décio afirmou ser necessário instituir uma relação participativa entre o governo estadual e os municípios de Santa Catarina, e transformá-la em uma política de Estado. “É nas cidades onde estão os problemas”, argumentou.

“Quero já convocar os senhores prefeitos, para na primeira semana de janeiro, estarmos aqui para discutir onde e de que forma o orçamento de Santa Catarina deve ser investido […] Os municípios devem ter o poder de decidir quais são suas prioridades”, disse o candidato, que já foi prefeito de Blumenau por dois mandatos. “Sou municipalista por convicção”, salientou.

Avanços
Durante o discurso, Décio enalteceu o histórico de Dário Berger como prefeito de Florianópolis, entre 2005 e 2012, e ressaltou os avanços obtidos em Santa Catarina com os governos do PT.

“Foi com a chegada do presidente Lula [à Presidência] que cuidamos das feridas de nosso povo; vimos Dário Berger, como prefeito, fazer um processo revolucionário em vários investimentos de infraestrutura nos nossos municípios”, disse, citando também programas criados na gestão Lula, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), além do Caminho da Escola e Proinfância.

“Temos que garantir a possibilidade para que os municípios, infelizmente ainda vistos como os ‘patinhos feios da República’, possam resolver os problemas de seu povo e sua gente”, concluiu.

Compromisso firmado
No encerramento de sua participação, Décio assinou uma carta da Fecam na qual se compromete, caso eleito, a executar demandas consideradas essenciais para a sustentabilidade dos municípios catarinenses.

foto>Denner Ovídeo, divulgação

Sair da versão mobile