Demandas abrangem diversas áreas no âmbito municipal, consideradas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do município
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL de Criciúma) e o Fórum das Entidades de Criciúma (Forcri) entregaram aos candidatos a prefeito e vice-prefeito do município pleitos da classe empresarial para o próximo mandato, que inicia em 1º de janeiro de 2025. As eleições 2024 ocorrem no dia 6 de outubro.
“Esperamos que os candidatos reconheçam a importância desse material como uma ferramenta estratégica para guiar a próxima Administração Municipal. Nós vamos acompanhar o andamento desses pleitos junto à futura gestão, assegurando que as demandas sejam atendidas”, ressalta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
“O papel da Acic é influenciar, motivar, provocar e é o que procuramos fazer, mas sempre juntos. A parceria entre o setor público, a iniciativa privada e a academia é o que vai manter Criciúma e a região firmes. Não queremos perder o que já temos e evoluir, crescer. Para isso, vamos trabalhar juntos”, reitera.
Após levantamento junto aos empresários, foram identificadas prioridades para o desenvolvimento socioeconômico de Criciúma e compiladas em um documento, apresentado aos candidatos nesta quinta-feira, 12, durante encontro na sede da Acic, com a presença de diretores das entidades, candidatos e assessores.
“Esses pleitos foram muito discutidos entre as entidades e gostaríamos que os candidatos olhassem com muito carinho para essas questões e continuássemos a parceria que tivemos até hoje, em todos os mandatos”, reforçou André Luiz Santiago de Castro, presidente da CDL de Criciúma.
“Esse documento foi construído a muitas mãos, é praticamente um plano de governo. Sabemos da dificuldade de executar tudo, mas todos esses itens são extremamente importantes. É difícil elencar qual a principal prioridade entre essas”, declarou Carlos Antônio Ferreira, presidente do Forcri.
Compromisso
Essas prioridades abrangem diversas áreas, consideradas fundamentais, como educação, atração e manutenção de empresas; planejamento e investimentos; inovação; infraestrutura viária e mobilidade; gestão pública; tributação; saúde; segurança; turismo e transição energética justa. O documento na íntegra está disponível para consulta nos sites da Acic e da CDL Criciúma.
Ao fim do encontro, cada candidato a prefeito teve espaço de fala, no qual todos se comprometeram a considerar os pleitos da classe empresarial em sua gestão, caso eleito.
Participaram da reunião Arlindo Rocha (Coligação Prosperidade e Paz, composta pela Federação Brasil da Esperança – PT/PC do B/PV e pela Federação PSOL/REDE); Jorge Godinho (Solidariedade); Julio Kaminski (Progressistas); Paulo Ferrarezi e o candidato a vice, Anibal Dario ((MDB); Ricardo Guidi e o candidato a vice, Acélio Casagrande, (Coligação Criciúma de Todos, composta por PL, PRD e Republicanos); Vagner Espindola e o candidato a vice, Salésio Lima (Coligação Criciúma Acima de Tudo, composta por PD, Podemos, União, Federação PSDB Cidadania e PSD).