A história de vida e a trajetória do empresário de Balneário Camboriú, Nelson Nitz (in memoriam), motivaram a homenagem feita pelo Deputado Carlos Humberto (PL) ao dedicar a mais alta honraria concedida pelo parlamento estadual: a Comenda do Legislativo Catarinense a Nitz, que durante décadas construiu um legado marcado pelo pioneirismo como corretor de imóveis e pelo empreendedorismo na Construção Civil e Hotelaria. A cerimônia ocorreu no início da noite desta segunda-feira (20), no plenário da Assembleia Legislativa de SC.
A Comenda foi entregue a Bruno Nitz, representando a família. ‘Nelson Nitz, além de ser um grande empreendedor, foi um entusiasta do desenvolvimento de Balneário Camboriú, sempre contribuindo com as discussões da cidade e promovendo o fortalecimento do empreendedorismo, além de ter sido um grande amigo da família. Uma homenagem muito merecida e mais do que justa,’ declarou o Deputado Carlos Humberto.
‘É um momento muito importante para todos nós. É uma honra receber essa comenda em nome do meu pai e um misto de sentimentos, de felicidade pelo reconhecimento e tristeza por ele não estar aqui para receber,’ disse Bruno Nitz.
‘Eu, como filha de Nelson Nitz, sinto-me emocionada por ele estar recebendo essa honraria aqui na Assembleia Legislativa. É um momento muito especial e muito feliz, não só para mim, mas também para os meus irmãos Tayana, Bruno e Silvia,’ disse a corretora e empresária Julieth Nitz.
A história de Nelson Nitz
Nelson Nitz nasceu em Blumenau e tornou-se uma figura de destaque pelas suas contribuições pioneiras no setor da construção civil em Balneário Camboriú. Com uma carreira multifacetada, ele foi engenheiro, construtor e hoteleiro, além de ter sido um dos fundadores do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Balneário Camboriú e Camboriú, no qual foi presidente entre 2017 e março de 2023. Nitz também se destacou pelo seu engajamento com a comunidade. Foi sócio-fundador do Lions Clube Leão do Mar e do Automóvel Clube de BC. Sua dedicação à cidade também se manifestou na sua participação política, quando atuou como vereador de 1982 a 1988 e como presidente da Câmara de Vereadores no biênio 1987/1988. Também desempenhou um papel crucial como secretário de Obras durante o governo de Armando César Ghislandi e voltou a ser vereador entre 2005 e 2008. Por reconhecimento à sua notável contribuição e dedicação à cidade, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú no ano de 2018. Esse tributo reflete a sua influência positiva e duradoura na comunidade. Em junho de 2023, aos 70 anos, o empresário faleceu em decorrência de um câncer de próstata que tratava há três anos. Nelson deixou a esposa Gioconda e os filhos Bruno Nitz Neto, Juliethe Pereira Nitz, Tayana Manoela Nitz e Silvia Nitz, além de um legado notável na região.