A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) comemorou nesta quinta-feira, 17, a decisão do colégio de líderes de levar para o plenário na próxima semana, na terça-feira, 22, a votação do requerimento de urgência da matéria que estabelece o piso salarial de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras.
“Realizamos um grande debate e por unanimidade e todos os líderes presentes compreenderam a importância de deliberarmos a urgência do da Enfermagem (PL 2564/20)”, destacou Carmen.
De acordo com a deputada, foi estabelecido um cronograma de trabalho para, após a votação da urgência em plenário, sejam discutidas as fontes de financiamento para a rede prestadora de serviços do SUS, hospitais filantrópicos, entre outras. A casa terá duas semanas de debates, inclusive com a participação do Senado Federal. Somente após o cumprimento dessa etapa é que o mérito do texto será analisado em plenário.
“Esse cronograma levará no máximo quatro semanas, e antes teríamos que passar por quatro comissões. Eu pessoalmente considero uma grande vitória. Essa é uma casa de construção de caminhos, vamos buscar fontes de financiamento para evitarmos vetos ou qualquer outra justificativa para não aprovar o projeto”, complementou a parlamentar.
Agentes comunitários
A reunião do Colégio de Líderes também decidiu que a PEC 22, que garante o reajuste do salarial para os agentes comunitários de saúde e de combate as endemias, será votado no plenário na próxima quarta-feira, 23.
“Sigo na defesa dos agentes comunitários e de endemias, fundamentais para a atenção básica à saúde do nosso país”, disse a deputada.
Foto Coletiva: Marina Ramos/Câmara dos Deputados