A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora da Comissão Externa do Coronavírus, nesta quinta-feira (16), disse esperar que o novo ministro da Saúde dê continuidade às ações até agora postas em prática pelo Ministério da Saúde no enfrentamento da pandemia do coronavírus.
“Seja qual nome que vier a ocupar o comando (Ministério da Saúde), o Sistema Único é Tripartite e o trabalho do SUS no enfrentamento dessa pandemia é fundamental para a redução da Propagação da contaminação. As recomendações da Organização Mundial de Saúde adotadas por todos os países precisam ser mantidas, defende a parlamentar.
A deputada catarinense disse, ainda, que enquanto não for descoberto medicamentos que respondam ao tratamento, os cuidados recomendamos são as opções que o mundo tem para reduzir o maior número possível de mortes.
Carmen Zanotto que foi secretária de Saúde de Santa Catarina, em 2009, no enfrentamento da epidemia do H1N1, afirma que não se pode fazer comparações, porque a realidade deste novo vírus é diferente. ”Tínhamos o tamiflur como antídoto na preservar vidas. Hoje, rezamos por uma vacina”, enfatiza.
Interlocução
Ao defender respeito à comunidade científica, Carmen pediu que o novo ocupante da pasta da Saúde mantenha interlocução com a comissão externa que acompanha as ações do coronavírus e promova esforços para a continuidade das medidas aplicadas pelo Ministério da Saúde. “O Poder Legislativo trabalha para que o Brasil possa se unir neste momento de grave crise na saúde pública”, ressalta.
Foto Michel Jesus/ Câmara dos Deputados