Manchete

Carol De Toni pauta na CCJC PL para aumentar a pena de crimes sexuais

PL 6831/2010 contará com mudanças significativas no Código Penal, na Lei de Execução Penal e na Lei de Crimes Hediondos

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC da Câmara dos Deputados, Caroline De Toni, pautou para esta semana a discussão do Projeto de Lei 6831/2010, para endurecer as penas para crimes sexuais. As novas medidas visam proteger melhor as vítimas e garantir que os condenados por tais crimes recebam punições mais severas.

Principais Mudanças Propostas:

Código Penal:
• Livramento Condicional: Condenados por crimes dolosos com violência ou grave ameaça só terão liberdade se suas condições pessoais indicarem baixo risco de reincidência.
• Tratamento para Estupradores: A liberdade condicional para condenados por estupro será condicionada à aceitação de tratamento químico-hormonal para redução do desejo sexual.
• Aumento de Penas:
o Estupro: Pena máxima aumentada de 10 para 20 anos, podendo chegar a 22 anos em casos graves.
o Violação Sexual Mediante Fraude: Pena aumentada de 6 para 8 anos, com acréscimo de 50% se a vítima for criança ou adolescente.
o Estupro de Vulnerável: Pena aumentada de 10 para 20 anos, podendo chegar a 24 anos em casos graves.

Lei de Execução Penal:
• Progressão de Regime: Condenados por estupro só terão direito à progressão de regime se aceitarem tratamento químico-hormonal.

Lei de Crimes Hediondos:
• Novos Crimes Incluídos:
o Corrupção de menores.
o Satisfação de lascívia na presença de criança ou adolescente.

De Toni relembra que recentemente foi aprovada a urgência do PL 1904/24, para proteger bebês com mais de 22 semanas de gestação e o PL 6831/2010 é uma resposta para proteger também as vítimas de crimes sexuais.

“Nós esperamos que estupradores recebam punições rigorosas, impedindo que saiam rapidamente em liberdade. O PL 6831/2010 visa aumentar as penas para crimes sexuais e assegurar que os condenados só tenham progressão de regime se aceitarem tratamento químico-hormonal. É um passo importante para fortalecer nossa justiça e proteger as vítimas. Esperamos apoio maciço para aprovação desse projeto”, ressaltou.

foto>arquivo, divulgação

Posts relacionados

CCJ está prestes a aprovar projeto para conceder mais autonomia aos estados

Redação

“PEC da Vida” será apreciada nesta terça-feira

Redação

Carol De Toni ao Senado?

Redação
Sair da versão mobile