Destaques

Casan se integra ao Movimento da ONU Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Santa Catarina

Na Semana que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e no ano em que completa seu cinquentenário, a Casan firma mais um compromisso com o Desenvolvimento Sustentável. A Companhia se integrou ao Movimento ODS Santa Catarina, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa é formado por instituições comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, impulsionando os compromissos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

“O Governo do Estado, por meio da Casan, tem investido e conquistado grandes avanços no saneamento, uma área estratégica para conservação ambiental, que devemos comemorar neste Dia do Meio Ambiente. As melhorias trarão mais condições de desenvolvimento sustentável, de saúde e de qualidade de vida em nosso Estado”, reforça o governador Carlos Moisés,

“O Desenvolvimento Sustentável é uma bandeira do Governo de Santa Catarina e está na missão da Casan. Por esse motivo, participar do Movimento ODS é mais um estímulo a todo nosso corpo funcional para cada vez avançarmos no saneamento, uma ação com reflexos diretos na conservação do ambiente e na saúde das pessoas”, destaca a presidente da Companhia, Roberta Maas dos Anjos.

Água Potável e Saneamento

Tendo o Planejamento Hídrico entre suas prioridades, o Governo do Estado encaminha por meio da Casan projetos estruturais para melhoria do abastecimento em Santa Catarina, uma das metas do Movimento ODS. Os investimentos neste campo chegam a R$ 2 bilhões e têm como foco projetos como o Chapecozinho.

A maior obra de Sistema de Abastecimento de Água em Santa Catarina está em andamento e beneficiará diretamente os municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Cordilheira Alta.

Projetado para também estimular o desenvolvimento econômico da região e o crescimento demográfico das cidades, o sistema de Chapecozinho tem previsão de execução de três anos, quando o abastecimento estará apto a captar, tratar e distribuir 1,2 mil litros de água por segundo.

No campo do esgotamento sanitário, os avanços também são significativos e contam com recursos de R$ 800 milhões. A meta é levar o Estado a um dos primeiros lugares do ranking nacional de saneamento.

Por meio da Casan, o Governo do Estado entregou no ano passado os sistemas de esgotamento sanitário de Concórdia, Chapecó (Bairro Efapi), Balneário Piçarras e Lauro Müller.

Este ano já foi inaugurada a infraestrutura pública de coleta e tratamento de esgoto de Ibirama. Em breve será entregue o Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos, e outros estão em etapa de finalização: Araquari (Região do Bairro Itinga), Criciúma (Bairros Próspera e São Luiz) e Indaial (Bairro Tapajós).

Na Capital está em fase avançada a ampliação para Ingleses-Santinho, e em etapa inicial a ampliação do SES Insular a do SES Saco Grande. A Casan também possui obras em andamento em Rio do Sul, Barra do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e Ipira- Piratuba.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

• ODS #01 – Erradicação da Pobreza

• ODS #02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

• ODS #03 – Saúde e Bem-estar

• ODS #04 – Educação de Qualidade

• ODS #05 – Igualdade de Gênero

• ODS #06 – Água Potável e Saneamento

• ODS #07 – Energia Limpa e Acessível

• ODS #08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

• ODS #09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

• ODS #10 – Redução das Desigualdades

• ODS #11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

• ODS #12 – Consumo e Produção Responsáveis

• ODS #13 – Ação contra a mudança global do clima

• ODS #15 – Vida Terrestre

• ODS #16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

>> Saiba mais em https://sc.movimentoods.org.br/

foto>Casan, divulgação

Posts relacionados

Nem a ONU aguenta mais as asneiras de Lula

Redação

Univali vai homenagear programas e projetos de extensão que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Redação

Em 2022 ocorreram 836 vazamentos na rede coletora da Casan no Continente, aponta deputado Mário Motta

Redação
Sair da versão mobile