A Celesc deu início nesta segunda-feira (7) a uma série de ações em instituições de ensino de todo o Estado que serão executadas ao longo de abril no âmbito do programa Celesc nas Escolas. Florianópolis, Joinville, Tubarão, Criciúma, Chapecó, São Miguel do Oeste, Mafra, Itajaí e Orleans são algumas das cidades contempladas neste período.
O Colégio Antônio Peixoto, no bairro Balneário, na capital, foi um dos primeiros a receber a iniciativa. Das 10h às 16h desta segunda, cerca de 130 alunos das 4ª e 5ª séries receberam palestras promovidas por celesquianos voluntários abordando a prevenção de acidentes elétricos, o combate ao furto de energia e o uso eficiente da eletricidade.
Augusto Cesar Nunes Berenhauser, responsável pelas ações na capital, falou sobre a gratificação dos voluntários pela recepção dos alunos ao Celesc nas Escolas. “Eles têm demonstrado um grande interesse pelos temas abordados, especialmente no que diz respeito à segurança e à prevenção de acidentes. A interação tem sido positiva, e a participação ativa dos estudantes nas palestras e atividades mostra como esses temas são relevantes para o dia a dia deles”, disse.
De acordo com a assessora de Responsabilidade Social da Celesc, Regiane Marlene Dias, as ações deste mês são um desdobramento da campanha Abril Verde, que trata da Segurança e prevenção de acidentes em ambiente corporativo, estendendo essas diretrizes para a população em geral por meio do público estudantil. “As ações deste mês são um desdobramento fundamental para reforçar a importância da segurança e da prevenção também no dia a dia das crianças e suas famílias. Acreditamos que a educação é a chave para a conscientização e para a mudança de hábitos. Ao envolver os estudantes nesse processo, conseguimos impactar positivamente a comunidade e formar cidadãos mais responsáveis e conscientes”, afirmou.
O Celesc nas Escolas
O programa Celesc nas Escolas foi desenvolvido em 2023 para alunos de 8 a 11 anos, tanto de escolas públicas quanto particulares. A ação conta com a participação voluntária de funcionários da Celesc, que recebem treinamento pedagógico para transmitir os conhecimentos de forma didática e interativa.
Durante as atividades, as crianças aprendem sobre a prevenção de acidentes elétricos, os riscos do furto de fios e cabos, e o combate ao uso ilegal de energia, popularmente conhecido como “gato”. Além disso, o programa sensibiliza os alunos sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica.
Ao longo de 2024, o Celesc nas Escolas atingiu mais de 7 mil estudantes de diversas regiões de Santa Catarina, com o apoio de 259 voluntários celesquianos. Atualmente, é o programa da Companhia com maior número de ações sociais desenvolvidas.