Mostrando organização, mobilização e reestruturação, a União dos Vereadores de Santa Catarina, teve nesta quarta-feira, 2, o primeiro dia de atividades do Seminário Estadual de Legisladores Uvesc. Participaram da abertura oficial centenas de vereadores e inúmeras autoridades e lideranças, como deputados e deputadas estaduais, representantes do Tribunal de Justiça, da União dos Vereadores do Brasil e das Associações Regionais das Câmaras Municipais.
Já a deputada Paulinha, representando o presidente da Casa, Mauro De Nadal, falou sobre a importância de eventos como esse realizado pela União dos Vereadores de Santa Catarina, para a formação dos parlamentares e para a troca de experiências. “Vale muito a pena o associativismo. Com certeza a maioria de vocês vai voltar para casa com a mente melhor, sabendo alguma coisa nova. Trocando experiências”, argumentou a parlamentar.
O secretário de estado da Agricultura, Valdir Colatto, lembrou que os vereadores são a base da democracia e que são eles os primeiros a receber as reivindicações dos cidadãos. “O governo do estado está trabalhando com vocês e precisa da experiência que vocês trazem da base para fazer uma Santa Catarina cada vez melhor“ afirmou o secretário, que no ato representava o governador Jorginho Mello.
Na sequência, o deputado Marcos Vieira e a deputada Luciane Carminatti, participaram respectivamente da palestra sobre as perspectivas econômicas do estado e do painel que discutiu as Redes de Cooperação, a segurança nas escolas e o Plano Nacional de Educação. Os vereadores Valdenir Marchioro e Toninho Silveira foram os mediadores dos debates. O ex-governador Paulo Afonso e a advogada Gabriela Schelp apresentaram o painel sobre a Reforma Tributária e o que muda para os municípios catarinenses com o avanço da medida.
O evento continua nesta quinta-feira, 3, a partir das 09h. Entre as atividades previstas está o painel “Juntos somos a maior força política catarinense”, que celebrará os 50 anos da Uvesc.