Blog do Prisco
Destaques

Cepon na frente

Realizado com sucesso esta semana no Cepon mais um procedimento revolucionário e inédito em Santa Catarina no tratamento de câncer. É a braquiterapia de partes moles. No caso específico é uma paciente com sarcoma da coxa esquerda.

Os médicos radioterapeutas entram no centro cirúrgico ao lado dos cirurgiões ortopedistas, que retiram o tumor, enquanto os radioterapeutas colocam catéteres no local. Após a cirurgia, o paciente é submetido a uma tomografia que vai indicar a melhor distribuição da radiação para eliminar as áreas de risco de recidiva do tumor.

Para o tratamento, os catéteres são acoplados a um robô que é a fonte da radiação. Com isso, obtém-se melhor controle do local, menos toxidade e um tratamento mais curto. Segundo o Dr Paulo Marcelo Rodrigues, radioterapeuta que realizou este primeiro procedimento, “há casos que em cinco dias o paciente estará tratado; sendo que, se não fizesse a braquiterapia, seriam 33 sessões de radioterapia”.

O avanço foi possível porque Cepon e FAHECE levantaram os recursos junto ao PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, do Ministério da Saúde.

foto>divulgação

Posts relacionados

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação