Notícias Últimas

Cerimônia Nacional reúne seis estados para a entrega da Bandeira Azul

Balneário Camboriú recebeu representantes de 31 praias e 11 marinas que foram certificadas com o prêmio que destaca a qualidade ambiental e o turismo sustentável

Na última sexta-feira, dia 27 de outubro, o Instituto Ambientes em Rede (IAR) realizou a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul nas dependências da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú (SC). O evento celebrou e reconheceu a qualidade ambiental e o compromisso com o turismo sustentável das áreas certificadas. Neste ano, 42 locais foram agraciados, sendo 31 praias e 11 marinas. Esses locais passaram por rigorosas avaliações conduzidas por um Júri Nacional e Internacional, resultando em sua aprovação para a temporada 2023/2024.

Durante a cerimônia de premiação, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício José Satiro de Oliveira, discorreu sobre a importância da cidade em sediar a cerimônia. “Estamos muito felizes em receber gestores públicos de todas as partes do país para conhecer as nossas belezas naturais e para visualizarem os esforços dos órgãos e entidades para a conquista dessa cobiçada certificação internacional que atesta a qualidade de nossas praias e marinas. Balneário Camboriú tem um importante polo turístico no estado de Santa Catarina, que mantém a economia local, e este reconhecimento valoriza e qualifica ainda mais nosso setor”, pontuou.

Na ocasião, o coordenador geral de parcerias e concessões do Ministério do Turismo, Rafael Costa Morgado, pronunciou-se sobre o reconhecimento e o compromisso continuado das áreas certificadas: “Estamos diante do resultado do esforço coletivo de comunidades, organizações e autoridades locais que compreendem a importância de nossas praias e marinas para o bem-estar do turismo. Ao conquistar a Bandeira Azul, estas praias e marinas não apenas se tornam destinos desejados, mas também demonstram um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Elas se tornam exemplos inspiradores para outros destinos ao redor do mundo”.

Ainda durante a solenidade, o presidente do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, Ricardo Haponiuk, ressaltou o notável crescimento do programa no Brasil. “Destacando a Praia de Itá, situada nas margens do reservatório de Itá (SC), que se torna a pioneira praia de rio a receber a bandeira azul nas Américas. Além disso, na deslumbrante Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos (RJ), celebramos a certificação da Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e a Praia de Ubás, em Iguaba Grande, que se tornam as primeiras praias de lagoa de água salgada a obter a certificação no Brasil. Este feito é um exemplo vívido da rica diversidade das paisagens aquáticas em nosso país”, destacou Haponiuk.

A coordenadora nacional, Leana Bernardi, expressou seu orgulho ao testemunhar o notável crescimento do programa ao longo dos anos. Ela enfatizou o papel fundamental dos gestores das praias e marinas que atendem continuamente a rigorosos critérios para hastear a bandeira azul. Além disso, ressaltou a vocação turística de Balneário Camboriú, destacando a diversidade de atrações e atividades que despertam o interesse dos visitantes. Leana também sublinhou a relevância da Marina Tedesco e do mercado náutico da cidade, enfatizando como as embarcações proporcionam experiências únicas e momentos de lazer aos turistas.

Destaque em educação ambiental

Na mesma cerimônia, o município de Bombinhas conquistou o prêmio de Destaque em Educação Ambiental, reconhecimento atribuído pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul pelo conjunto de atividades realizadas ao longo da temporada 2022/2023 nas praias da Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas. Outros destaques notáveis incluíram a praia do Tombo, no Guarujá (SP), que foi agraciada pelo “Programa Caminhos da Mata”, e a praia do Patacho, em Porto de Pedras (AL), premiada pelo vídeo abordando o tema da poluição. Na categoria de marinas, a Marina Kauai, localizada em Ubatuba (SP), recebeu dois troféus, um em reconhecimento às suas diversas iniciativas e outro em virtude do projeto “Onda Sustentável: Multiplicando o Conhecimento”.

Além disso, o município de Governador Celso Ramos foi distinguido pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul com o terceiro lugar do hemisfério sul na categoria de “Boas Práticas” por sua iniciativa notável de tornar a Praia Grande acessível, proporcionando a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, permitindo que desfrutem do mar com o auxílio de cadeiras adaptadas, apoiadas pelo corpo de guarda-vidas.

Na cerimônia também foram anunciados dois novos membros do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul: a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Ministério de Meio Ambiente. Gestores e representantes das praias e marinas certificadas na temporada também se fizeram presentes para compartilhar sua dedicação ao turismo sustentável e à proteção do ambiente marinho.

As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos 34 critérios estabelecidos pela FEE – Foundation for Environmental Education, fundação internacional responsável pela promoção do programa. Os critérios têm como foco a gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O hasteamento da bandeira azul acontece a partir do dia 01 de novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

Neste ano, a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul foi organizada pela Esferamix Eventos, e contou com o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, Marina Tedesco, Rôgga Empreendimentos e Universidade do Vale do Itajaí.

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Diogo Catafesta assumirá a FME em Balneário Camboriú

Redação

Reforço

Redação
Sair da versão mobile