O prefeito Cesar Souza Junior alertou o prefeito eleito Gean Loureiro para a necessidade de empenho político a fim de garantir recursos junto à União. “Claramente há uma lentidão muito óbvia”, disse, referindo-se a repasses de parcelas de convênios para a execução de obras viárias, por exemplo, já firmados. O alerta foi feito durante a primeira reunião da comissão formada para conduzir a transição de governo, realizada na tarde desta quinta-feira (3), no gabinete do prefeito.
“O objetivo aqui é mostrar toda a carteira de investimentos que a Prefeitura tem já pré-aprovada, no valor de cerca de R$ 600 milhões. Isso pode ser trabalhado desde agora junto ao governo federal para que, assim que o Brasil tenha uma melhora econômica, possa vir para Florianópolis e, sobretudo, fazer os investimentos em mobilidade urbana. Fizemos muitos projetos, muitos projetos aprovados, qualificados, que acabaram não indo à frente, neste primeiro momento, pela situação do governo federal”, justificou Cesar.
Na oportunidade, quatro colaboradores da atual gestão fizeram explanações sobre áreas distintas: a chefe de gabinete, Grasiele Xavier da Silva, que nos dois primeiros anos da gestão coordenou o escritório de projetos vinculado ao gabinete, discorreu sobre convênios e financiamentos firmados, principalmente, com a União. Foi informado também, que o prédio principal da Casa de Câmara e Cadeia, cujo restauro foi viabilizado com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), deve ser entregue até o final de novembro.
Na sequência, foi a vez dos secretários de Obras, Rafael Hahne, e da Administração, Ivan Grave, e do Procurador Geral do Município, Gustavo Miroski, darem detalhes do que está em andamento e pendente em suas Pastas. Mas também ficou definido que, além de reuniões semelhantes, com outros colaboradores discorrendo sobre áreas temáticas, serão tratados assuntos específicos como a Operação Presença – Verão 2017.
Ao final da primeira reunião da comissão de transição, Cesar Souza Junior repassou a Gean o caderno de estratégias com toda a metodologia do sistema BRT elaborado pelo governo do Estado em parceria com a administração municipal.
O prefeito eleito, aliás, falou de sua primeira impressão sobre os relatos apresentados: “é a de que temos que diminuir os entraves existentes e buscar apoio e respaldo político para que possamos avançar nas obras que estão planejadas. Obviamente que o nosso papel é poder dar continuidade e ter novas iniciativas de recursos que possam vir para o município de Florianópolis em demandas que são necessárias nas comunidades”.
Comissão de Transição
Logo no início da reunião, Gean anunciou os cinco nomes que vão representá-lo na comissão. São eles, o ex-secretário municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros, engenheiro de carreira da Prefeitura; o ex-secretário de Saúde do Estado e do município Constâncio Maciel; o ex-procurador geral da Junta Comercial de Santa Catarina, Nelson Gomes Mattos, e o auditor fiscal da secretaria da Fazenda do Estado Luiz Carlos Silva, além do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro aposentado José Carlos Pacheco, nome já divulgado na segunda-feira.
Da parte da atual gestão, participam Hahne, Grave, Miroski, e ainda, os secretários da Casa Civil, Paulo Ávila da Silva, e da Fazenda, Planejamento e Orçamento, André Bazzo.