Foto: Coredec Concórdia
Segundo o Relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), na tarde desta sexta-feira, 3, agora são quatro os municípios que decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas. Além de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, Ipira – onde uma morte foi registrada – também decretou emergência. Pelo menos 193 pessoas estão desalojadas, 46 desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. Não foram solicitados itens de assistência humanitária até o momento.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil ressalta que equipes do Governo do Estado de Santa Catarina seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida.O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), está operando em nível amarelo, MONITORAMENTO INTENSIFICADO, para acompanhamento do cenário meteorológico e atendimentos.
O estado de Santa Catarina tem sido atingido por fortes chuvas, causando preocupações e transtornos para a população. As precipitações intensas têm provocado inundações, deslizamentos de terra, alagamentos, enxurradas e dentre outros riscos associados.
Situação da chuva na tarde desta sexta-feira
A tarde desta sexta-feira, 03, foi marcada por chuvas de moderada a forte intensidade no Grande Oeste catarinense, enquanto em áreas entre o Vale do Itajaí e o Planalto Norte as chuvas ocorreram com fraca a moderada intensidade. Nas próximas horas, as chuvas tendem a ganhar força no Meio-Oeste e Alto Vale.
Os maiores acumulados de precipitação nas últimas 6 horas foram de 29 mm em Pinhalzinho, 22 mm em Maravilha e 23 mm em Dionísio Cerqueira. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas neste momento.
Figura 1: Imagem da composição de radares, às 16h30, horário local. Fonte: Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
:: Previsão do tempo para o final de semana e segunda-feira (22/04):
Maiores volumes de precipitação registrados nas últimas horas
Recomendações para a população
- Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
- Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
- Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
- Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
- Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
- Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
- Fique atento a rachaduras em muros e paredes.
Avisos e Alertas da SDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br
Informações adicionais para a imprensa:
Grasiele Aguiar / Thuana Raimondi
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br / ascom.adm01@defesacivil.sc.gov.br
www.defesacivil.sc.gov.br