Blog do Prisco
Notícias

Cianet cresce 16% em 2017 e acompanha expansão do mercado de provedores regionais

O crescimento da empresa especialista no desenvolvimento de soluções para o segmento foi sustentado pela linha de produtos EPON e GPON

Ser referência em soluções para negócios de internet. Essa é a especialidade da Cianet, empresa de Florianópolis que desenvolve soluções para provedores regionais de internet de todo o Brasil, segmento que cresce a cada dia. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do primeiro trimestre de 2017, cerca de 80% de novos acessos à internet aconteceram por meio de provedores regionais. Além disso, de cada cinco novas residências que fazem o contrato do serviço de internet, quatro são atendidas por provedores regionais. Para 2018, a Cianet quer acompanhar essa expansão e projeta crescer mais 25%.

Ainda com o objetivo de seguir esse crescimento, a Cianet se reposicionou no mercado durante o ano de 2017. O novo posicionamento é focado na inovação para provedores regionais – tanto em produtos, como em processos e tomada de decisões – e na melhoria da experiência dos usuários. O resultado é a cocriação: as soluções da Cianet são construídas em conjunto com os provedores, e assim o usuário final tem suas necessidades resolvidas, além de obter uma melhor experiência. Este trabalho em conjunto com os provedores é realizado no Laboratório de Inovação da Cianet, lançado também em 2017.

Neste laboratório, provedores, especialistas, parceiros, designers e desenvolvedores trabalham em conjunto para desenvolver novas soluções em Provedores de Serviço Internet (ISPs). O ciclo de trabalho funciona desta forma: primeiro são identificados os problemas, demandas e necessidades do mercado; depois ocorrem discussões sobre as oportunidades; em seguida são feitos protótipos e testes para que sejam realizados os ajustes nas soluções. Por fim, o produto final é lançado no mercado depois da validação. Todo o processo é feito dentro dos pilares do laboratório, que são inteligência artificial; internet das coisas, big data e infraestrutura.

Tanto o novo posicionamento, quanto a inovação da gestão feita pela CEO da empresa, Silvia Folster, e a expansão dos provedores regionais foram os principais motivos  que levaram ao aumento do faturamento da Cianet. Em 2017, houve um crescimento de 16% em relação ao ano de 2016. Para este ano a expectativa é trabalhar ainda mais posicionamento e focar no crescimento dos provedores regionais. “O mercado de provedores regionais tem outras necessidades além de uma boa infraestrutura de rede. Alguns dos exemplos são: ganho de eficiência operacional, outras formas de monetizar o investimento já feito em infra e dados precisos para decisões mais acertadas”, afirma Silvia. “Quanto mais ouvirmos nosso mercado, mais nos adequamos à melhor forma de atendê-los. Focar em negócios de internet e poder mostrar aos clientes que necessidades precisam ser tratadas agora para a longevidade e sustentabilidade de suas empresas, será o rumo de nossa jornada para 2018”, completa.

Sobre a Cianet

A Cianet é referência em produtos e desenvolvimento de tecnologia para o mercado de provedores regionais de internet. Com mais de 20 anos de atuação, está sediada na cidade de Florianópolis, mas tem clientes em todo o Brasil. Durante o ano de 2017, assumiu um novo posicionamento focado na inovação e na melhoria da experiência dos usuários, destacando-se como especialista em todo o negócio do provedor de internet. Já esteve presente no ranking das “250 PMEs que mais crescem no Brasil”, realizado pela Deloitte Consultoria e a revista Exame PME e foi considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e em SC, segundo o instituto Great Place to Work.

Sitehttps://www.cianet.com.br/