Destaques

Cidade catarinense é líder nacional de velocidade de abertura de empresas

Levantamento do Ministério da Economia apontou Rio do Sul como a cidade brasileira onde é mais rápida a abertura de uma empresa. Na cidade, um novo negócio pode ser formalizado em apenas 21 minutos. Segundo o prefeito José Thomé, a velocidade é reflexo da adoção de políticas públicas de desburocratização, melhoria no atendimento e no ambiente de negócios.

Ele destaca ainda o uso de tecnologia, que permite agilizar o trabalho. Ferramentas de gestão municipal que operam em nuvem possibilitam o trâmite de processos em ambiente digital, com atualização em minutos, sem necessidade de uso de papel, deslocamentos ou filas.

O sistema usado importa o Plano Diretor do Município. “Isso permite automatizar os processos de solicitação de viabilidade encaminhados pelos empresários, o que automatiza e acelera o processo de análise”, diz o engenheiro Marcelo Kiefer, da IPM Sistemas, empresa catarinense que desenvolveu a ferramenta.
A lista do Ministério da Economia tem Mata de São João, na Bahia, e Aracaju complementando as três primeiras posições do ranking. Na primeira, o prazo de abertura de uma empresa é de 39 minutos. Na capital do Sergipe, é de 47 minutos.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Fiamoncini, diz que a implantação de sistemas informatizados melhorou a qualidade e a eficiência do atendimento ao empreendedor na chamada Casa do Empreendedor. “Trabalhamos muito para conquistar objetivos que eram ousados, mas viáveis. E a sociedade nos cobrava resultados também. E por isso obtivemos esta marca que é muito significativa”.

 

Posts relacionados

Prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, anuncia novos nomes de seu governo

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul anuncia os nomes dos futuros secretários da Educação e de Obras

Redação

Governo de SC concede incentivos que vão gerar 26 mil empregos e garantir R$ 2,5 bilhões em investimentos no Estado

Redação
Sair da versão mobile