Blog do Prisco
Manchete

CIEE/SC reelege Conselho Administrativo para gestão 2022/2024

Luiz Carlos Floriani foi reconduzido à presidência da entidade

A Assembleia Geral do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/SC reelegeu nesta sexta-feira (10), em reunião presencial realizada em Joinville, o Conselho Administrativo da entidade. O executivo Luiz Carlos Floriani foi reconduzido ao cargo de presidente do Conselho. O mandato é de três anos. Também foram reeleitos Aroldo Boscheti Sóster e Salomão Matos Sobrinho como vice-presidentes estaduais, além de Ênio Branco.
O CIEE/SC é uma das organizações sociais mais importantes de Santa Catarina, que atua nos programas de estágio e aprendizado para jovens de 14 a 25 de baixa renda. Em 2021, foram beneficiados cerca de 20 mil pessoas no estado.
Após a Assembleia Geral, o CIEE/SC inaugurou o “Espaço Jovem Cidadão” que ampliará o treinamento e qualificação de jovens para a inserção no mercado de trabalho. As novas instalações permitirão atender gratuitamente e presencialmente até 1.600 jovens. Esse número representa o triplo de alunos atendidos atualmente pela Unidade do CIEE/SC em Joinville. O Espaço de três andares oferece salas de aula, auditório e laboratório de informática, que será instalado em 2022.
O programa CIEE Aprendiz visa garantir o direito de jovens à educação e à profissionalização, tornando compatível a coexistência entre o trabalho e o estudo. A Aprendizagem Profissional foi criada por meio da Lei 10.097/2000 que determina a contratação de aprendizes de no mínimo 5% do quadro de pessoal, com jornada de trabalho de 4 a 6 horas, dividida entre atividades práticas na empresa e aulas teóricas no CIEE/SC.
Em 2020, 8.104 jovens foram contratados por 2.574 empresas em Santa Catarina. No ano, 1.679 aprendizes se formaram no Programa, que existe há 17 anos no estado. Por conta da pandemia, o treinamento e qualificação também passaram a ser oferecidos por ensino à distância. Entre as áreas de formação estão Aprendiz em Informática, Linha de Produção, Logística, Operador do Comércio, Polivalente da Indústria, Rotinas Administrativas e Atendimento. A capacitação é oferecida por 21 unidades da instituição espalhadas pelo estado.
O CIEE dispõe de um corpo multidisciplinar, composto por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e setores administrativos que dão suporte às necessidades das partes envolvidas no processo. Em Joinville e região existem 27 mil empresas ativas que poderiam ofertar 5.650 vagas de aprendiz. “Há um grande potencial de aprendizado e, por isso, investimento na ampliação da nossa qualificação”, destaca o presidente do Conselho de Administração, Luiz Carlos Floriani.

Posts relacionados

Hélio Costa recebe apoio de lideranças no Sul do Estado

leander

CIEE será novo parceiro do Tribunal de Justiça em programa de profissionalização de jovens carentes

Redação

Amin se reúne com ministro da Infraestrutura, em Brasília, e cobra andamento nas obras das rodovias federais do estado

Redação