A 48 horas do encerramento da campanha eleitoral, não poderia ser diferente. É grande a expectativa em Santa Catarina. Afinal de contas, a sorte está praticamente lançada e nós temos ainda situações de absoluta indefinição, considerando-se os 13 maiores municípios. No maior deles, Joinville, contudo, a eleição já está definida com uma grande vantagem em favor do prefeito e candidato à reeleição, Adriano Silva, do Novo.
Assim é também no Oeste. Em Chapecó a recondução de João Rodrigues, do PSD, é inapelável.
Na Capital do estado estamos diante de uma incerteza. Topázio Silveira Neto, na reta final, consegue liquidar a fatura no domingo ou teremos segundo turno?
Na eventualidade de uma grande final, todas as indicações são na direção do deputado estadual Marquito Abreu, do PSOL.
Não há nenhuma pesquisa que coloque um terceiro candidato nos calcanhares do deputado canhoto. Das duas, uma, portanto. Ou Topázio já renova o mandato no domingo ou vai disputar o round final contra Marquito.
Vale
Já em Blumenau as pesquisas estão um pouco conflitantes. Algumas indicam que Egídio Ferrari, do PL, pode liquidar no primeiro turno. Outras que terá turno decisivo entre Egídio com Odair Tramontin, do Novo.
Petista
Há, ainda, uma terceira vertente, sob o aspecto estatístico de institutos de pesquisa, colocando Ana Paula Lima, do PT, enfrentando o liberal Egídio. Portanto, em Blumenau, existe uma situação relativamente nebulosa.
Porto
Descendo o Rio Itajaí, chegamos à cidade portuária, onde está muito bem encaminhada a eleição de Robison Coelho, do PL. Ele já concorreu no pleito passado e, por muito pouco, não derrotou o então candidato à reeleição, Volnei Morastoni, do MDB.
Dubai
Balneário Camboriú é outra cidade com situação claríssima na direção de Juliana Pavan, do PSD. Mas, nas últimas horas, surgiu uma série de denúncias envolvendo seu pai, o ex-senador e ex-governador Leonel Pavan, que é candidato no município limítrofe, Camboriú. Há uma série de denúncias na praça sobre caixa 2 e por aí vai. A incógnita é se isso tudo vai respingar na filha.
Situações distintas
Em princípio, as avaliações indicam que a candidatura de Pavan, o pai, pode sofrer arranhões e até mesmo entrar em colapso na reta final.
Ilesa
Em relação à filha, contudo, já é uma situação um pouco mais complicada de avaliação no sentido de projetar se os acontecimentos do candidato de Camboriú podem atravessar a BR-101 na direção do projeto de Juliana.
Liberal e emedebista
Ali perto de Balneário, em Brusque, o páreo está definido em favor de André Vechi, do PL, candidato à reeleição. Mesma realidade de Jaraguá do Sul, onde o também candidato à recondução, Jair Franzner, do MDB, é o franco favorito. Aliás, Jaraguá será o único grande município a ser preservado pelo MDB.
Domínio
Palhoça, apesar de ter dado uma apertada, mas Eduardo Freccia, do PL, deve também assegurar a reeleição.
Farsa
A única situação em que não se vê um candidato à reeleição em boas condições é em São José, onde Orvino de Ávila faz de tudo para tentar se transformar em candidato bolsonarista. O ex-presidente já declarou voto à candidata do PL, Adeliana Dal Pont, que se filiou ao partido pelas mãos de Jorginho Mello. É o único caso em que o quadro está indefinido e que o prefeito candidato à recondução não é favorito.
Serra
Na capital serrana, Lages, o quadro está muitíssimo bem resolvido em favor da deputada federal Carmen Zanotto, do Cidadania.
Sul
Quadro bem diferente de Criciúma, município com a maior indefinição, onde tudo pode vir a ocorrer. Ali, a eleição está equilibrada, polarizada, acirrada, radicalizada, com demandas judiciais as mais variadas.
Vento favorável
Por fim, temos Tubarão. Na Cidade Azul, o deputado estadual Estêner Soratto Filho, do PL, também está com a eleição muito bem construída para a vitória no próximo dia 6 de outubro.