Projeto irá atender às comunidades carentes do Estado, que hoje conta com 185 mil famílias em situação considerada de extrema pobreza
Foi lançando oficialmente na última sexta-feira, 30/09, o primeiro Banco de Alimentos de Santa Catarina, que tem como objetivo atenuar a fome das comunidades carentes do Estado de SC. A solenidade de inauguração ocorreu na unidade do SESI de São José, local onde serão armazenadas as mercadorias. Nove toneladas de alimentos já chegaram ao local. A UniSul, integrante do ecossistema Ânima, é uma das instituidoras, e é representada pelo reitor professor Mauri Luiz Heerdt, que também é Diretor Técnico do BASC.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Catarina, mais de 185 mil famílias vivem em situação considerada de extrema pobreza. Para tentar atenuar essa situação social, diversas entidades se uniram para criar o Banco de Alimentos que não existia no Estado. Em Porto Alegre e no Paraná o Banco de Alimentos existe há alguns anos e Santa Catarina irá seguir o modelo já existente.
O reitor da UniSul conta que o primeiro contato com os dirigentes do Banco de Alimentos de Porto Alegre ocorreu e meados de 2021. “No ano passado recebi a visita dos colegas do Rio Grande do Sul e de pessoas interessadas na criação em Santa Catarina, e eles nos apresentaram o sucesso Banco de Alimentos, os números, as toneladas de mantimentos que estão sendo distribuídos a tantas famílias carentes. Fiquei impressionado com esse maravilhoso trabalho social”, disse. Para que seja possível a viabilização do Banco de Alimentos é necessário que dentre todos os parceiros, apoiadores e instituidores faça parte uma Universidade, e a UniSul foi a IES escolhida. “Foi então, que iniciei todas as tratativas para que a UniSul entrasse nesse projeto como uma das instituidoras”, conta.
O professor Mauri, ainda enfatiza que, com essa iniciativa, a UniSul também irá intermediar estágios, projetos de extensão, voluntariados, trabalhos acadêmicos, pesquisa e diversas possibilidades que ainda poderão surgir para alunos e professores. “Já percebemos que será necessário termos alguém da área de Nutrição, para ajudar com a análise das mercadorias e distribuição”, ressalta.
Além da UniSul, o projeto tem apoio do Rotary Clubes, Federação das Indústrias (FIESC), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Santa Catarina (FEAGRO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), a Fundação Hermon, NSC Comunicações S/A e Grupo ND.
“É um projeto que, em pouco tempo, será um dos mais impactantes de Santa Catarina! Temos num propósito audacioso de erradicar a fome no Estado, mas o conjunto de entidades e pessoas comprometidas nos dão a esperança de tornar isso realidade. Qualquer pessoa pode doar e fazer parte dessa corrente do bem, todas as doações serão bem-vindas. As doações não serão feitas às pessoas físicas e sim às entidades e organizações voltadas ao atendimento de pessoas e comunidades carentes. É uma forma de poder equilibrar a entrega das doações de maneira justa. As entidades também precisam estar cadastradas”.
Como doar
Pequenas doações podem ser levadas diretamente ao Banco de Alimentos, a rua Farroupilha, 150, Campinas, São José. Já as maiores, contarão com um sistema de logística próprio para coleta e é necessário fazer contato com a equipe do projeto.
Quem preferir contribuir financeiramente com o projeto, pode depositar qualquer valor na seguinte conta:
Banco: 133 Cresol
COOPERATIVA DE CRÉDITO
Agência: 1716
Conta nr.: 48033-9
CNPJ / PIX: 44.478.094/0001-84
R. Social Banco de Alimentos de SC
Sobre a UniSul
Com 57 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis – Centro, Florianópolis – Continente, Florianópolis – Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de cinco cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.