Embora seu governo seja rejeitado por dois em cada três brasileiros ouvidos pela nova pesquisa do Instituto Paraná, divulgada hoje, o atual inquilino do Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva perderia a eleição em apenas um cenário: contra Jair Bolsonaro e sem Pablo Marçal, o farsante que disputou a prefeitura de São Paulo, no páreo.
Se esse fosse o quadro – não custa lembrar que o ex-presidente de direita está inelegível – Bolsonaro teria 37,3% das intenções de voto contra 34,4% do petista. Isso na enquete estimulada, quando os entrevistados têm acesso à lista dos nomes.
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 a 10 de janeiro de 2025. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. Ao todo, foram entrevistados 2.018 eleitores, em 164 municípios.
E apresenta vários cenários. Em todos os demais, Lula da Silva seria o vitorioso em 2026, segundo o levantamento do Instituto Paraná.
De acordo com o levantamento, 33,8% dos ouvidos consideram a gestão de Lula boa ou ótima contra 42,6% que acham a administração do petista ruim ou péssima.
Pelos números apresentados, Lula venceria todos os demais candidatos, como Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ciro Gomes e Ronaldo Caiado.
Confira: