Destaques Manchete

Editorial: Com nova decisão do STF, Operação Alcatraz novamente na pauta

O Catarinense quer saber: a Justiça Estadual está apurando, ou não, as propinas milionárias no âmbito de contratos dos últimos governos descobertos pela Operação Hemorragia?

A Operação Alcatraz, deflagrada pela Polícia Federal, trouxe à tona suposto esquema no âmbito da Secretaria da Administração do governo Raimundo Colombo. Houve diversas prisões cautelares à época de sua deflagração, inclusive de secretários.

Com o desdobramento da operação, as investigações avançaram a uma segunda etapa denominada de Hemorragia, que investigou propinas de monta nos contratos da Secretaria da Saúde também em Santa Catarina nos governos anteriores.

O STJ por uma filigrana jurídica havia anulado a Operação Alcatraz, mas recentemente o Supremo Tribunal Federal reverteu a decisão, conferindo validade às provas angariadas.

De outro lado, em respeito à outra decisão do STJ, a juíza federal, Janaina Cassol, enviou ações referentes à Operação Hemorragia para a Justiça Estadual  (agora com as provas originarias da Operação Alcatraz robustecidas pela decisão do STF que as validou). Ocorre que até o momento não se tem notícia se o Ministério Público requereu diligências, ou deu seguimento ou não as ações, seja no juízo de primeiro grau, seja no Tribunal de Justiça.

O contribuinte catarinense, esfoliado, ao que tudo indica por uma organização criminosa que se inscrutou na administração estadual dos governos anteriores, quer saber dos desdobramentos da Operação Hemorragia. Queremos saber se nossos suados tributos desviados por criminosos serão recuperados, e responsabilizados os corruptos, ou se servirão para assar mais uma pizza.

Sair da versão mobile