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Com pavimentação precária, BRs em SC comprometem segurança e economia

Pavimentação deteriorada é uma situação constante nas rodovias federais em Santa Catarina, revela estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), realizado entre agosto e setembro, pelo engenheiro Ricardo Saporiti. O levantamento  identifica pontos críticos em praticamente todos os 1,18 mil quilômetros percorridos nas BRs 282, 470, 153, 158 e 163 (integralmente), além do trecho da BR-470 entre Indaial e a divisa com o RS. No traçado entre Florianópolis e Lages da BR-282, principalmente até Alfredo Wagner, o principal entrave é a lentidão do tráfego, devido ao movimento intenso. Neste caso, a FIESC sugere a implantação de terceiras faixas, especialmente em subidas, e a retomada de estudos para a execução do traçado original da rodovia na Grande Florianópolis. O relatório foi apresentado em reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC nesta quinta (24).

Acesse as sonoras:

🔹 Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar (vídeo áudio)
🔹 Engenheiro Ricardo Saporiti (vídeo e áudio)
🔹Secretário Executivo da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Martorano (vídeo áudio)

“Tanto no âmbito federal quanto no estadual, 60% das nossas rodovias estão necessitando de restauração, por isso, precisamos urgentemente garantir recursos e um programa de manutenção preventiva e rotineira das rodovias e suas obras de arte especiais”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Rodovias em mau estado elevam o número de acidentes e aumentam o consumo de combustíveis, o custo de manutenção e o tempo das viagens; ou seja, trazem impactos sociais e econômicos”, alerta o empresário. “Por outro lado, o recurso investido na melhoria das condições das rodovias tem retorno com o incremento da atividade econômica, arrecadação de impostos e geração de empregos”, salienta.

O relatório será enviado pela FIESC às autoridades estaduais e federais, incluindo os poderes executivos e os parlamentares eleitos e reeleitos. No dia 5 de dezembro o tema será retomado, com a apresentação da agenda de infraestrutura, pela qual a entidade deverá demonstrar as principais necessidades catarinenses no setor.

O engenheiro Ricardo Saporiti tem realizado vistorias nas rodovias catarinenses desde 2011. Nesse período, ele percorreu 13.423 quilômetros. O número supera a malha rodoviária total de Santa Catarina, mas algumas rodovias foram visitadas mais do que uma vez.

Traçado original e ampliação de terceiras faixas na BR-282

Tráfego intenso, que eleva o risco de acidentes e o tempo de viagem é a principal dificuldade para quem transita pela BR-282, entre Florianópolis e Lages, principalmente no trecho de serra, até Alfredo Wagner. A solução apontada é a execução de mais trechos de terceira via. “Comparadas às obras de duplicação, as faixas adicionais são melhorias de baixo custo e menor impacto ambiental que aumentam a qualidade do serviço e a segurança em rodovias”, relata o levantamento, que confirma outro trabalho da FIESC a respeito do assunto – o documento “BR-282 Mais Segura e Mais Eficiente”, lançado em junho de 2021.

O relatório produzido em 2022, que é embasado em dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e estatísticas de acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), concluiu como adequada a execução de terceiras faixas em 40,1 quilômetros no sentido Leste-Oeste e em 28,8 quilômetros no sentido oposto. O trabalho sugere ainda readequações e melhorias em interseções, relocações de sarjetas de drenagens e reforço da sinalização horizontal e vertical. Durante a realização da verificação in loco foi identificado início de obra de terceira faixa no km 50, entre Santo Amaro da Imperatriz e Rancho Queimado, a qual já se encontra concluída.

A rodovia tem seu ponto zero nas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos e depois de seis quilômetros (que correspondem à Via Expressa) se sobrepõe à BR-101 em trecho de 9 quilômetros até Palhoça. A partir daí (km 15,5) até o acesso a Santo Amaro da Imperatriz (km 23,2) seu traçado é provisório, sobre uma antiga rodovia estadual e em região densamente urbanizada. A alternativa recomendada pela FIESC é a elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos rodoviários executivos do traçado definitivo da BR-282, entre seus kms 6 e 24 (do trevo com a BR-101 e o Bairro São Francisco, em Santo Amaro da Imperatriz), numa extensão de aproximadamente 20 quilômetros, passando pelas localidades do Roçado, Forquilhinha, Brejarú, Pedra Branca e Calembra.

Defeitos na pavimentação são recorrentes
Nos demais segmentos percorridos pelo engenheiro Saporiti o problema mais recorrente é a deterioração da pavimentação. São relatados trincamento e desagregação do asfalto, buracos, afundamento e recalque da pista, trilhas de roda e mesmo remendo recente de capa já deteriorado.

BR 470 – de Indaial à Divisa SC/RS – foram destacados nove pontos com a pista danificada, em alguns casos em longos trechos. No km 193,5, os defeitos se estendem por 5 quilômetros, no km 124, chegam a 4 mil metros e no km 158,6 a avaria tem extensão de 1,35 mil metros.

Nesta rodovia, foram observadas obras em andamento para a construção de viaduto e de ponte em Pouso Redondo e de restaurações de subtrechos entre Otacílio Costa e a Divisa com o Rio Grande do Sul.

BR-282 – no traçado entre o trevo com a BR-116 e o Extremo- Oeste, foram identificados pontos com irregularidades na pista, inclusive em quatro pontes. No km 572, as deformidades se estendem por 1,5 mil metros. O segmento entre Chapecó e São Miguel do Oeste apresenta problemas no pavimento em aproximadamente 20% da sua extensão, inclusive com sinalização horizontal precária.

Na mesma rodovia, existem irregularidades de revestimento de pista em quatro pontes – sobre os rios do Peixe (revestimento e na cabeceira), Irani, Chapecó e das Antas.

No caso do segmento entre Vargem Bonita, o Trevo do Irani (entroncamento com a BR-153) e Ponte Serrada, durante o estudo, nos meses de agosto e setembro, foi identificada precariedade no revestimento asfáltico, embora uma operação tapa-buracos tivesse sido realizada pouco tempo antes. Ao passar pelo local na semana passada, o engenheiro Saporiti constatou que uma nova recuperação global do pavimento existente está em andamento naquele trecho. Entre Lages e Campos Novos, o trecho também está sendo recuperado. Igualmente está em execução o acesso a Nova Itaberaba.

BR-158 – Cerca de 30% do trecho catarinense, com extensão total de 47 km (entre o BR-282 próximo a Cunha Porã e a divisa com o Rio Grande do Sul), apresenta pavimentação danificada. O estudo cita seis pontos mais problemáticos, incluindo o km 81,5, onde a danificação da pista se estende por 3 mil metros. A ponte sobre o rio Lajeado Sertão (km 130) também apresenta precariedade na pavimentação.

BR-153 – com cerca de 120 quilômetros de traçado no território catarinense, registra defeitos na pavimentação em seis lugares, incluindo os kms 58 e 81,5, no qual a anomalia também se estende por 3 mil metros. A ponte sobre o rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul, apresenta problemas nas juntas de dilatação.

BR-163 – Igualmente são seis pontos críticos, num trecho de quase 60 quilômetros no território de Santa Catarina. Além disso, há uma obra abandonada de um viaduto no trevo com a BR-282, no acesso a Paraíso, a qual é recomendada a retomada. O traçado, que recentemente foi considerado a pior estrada brasileira em pesquisa da Confederação Nacional do Transporte, está sendo recuperado, com a realização de cerca de 47 quilômetros de nova pavimentação, uma obra custeada basicamente com recursos estaduais. São 18 quilômetros entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba, que recebem concreto asfáltico betuminoso, mais 23 quilômetros entre Guaraciaba e Guarujá do Sul, passando por São José do Cedro, com pavimento rígido de concreto (17 quilômetros já executados) e os 12 quilômetros entre Guarujá do Sul e a divisa com o Paraná, com dois quilômetros de recapeamento asfáltico executado e o restante apresentando pavimento bastante deteriorado, quando da vistoria.

Defeitos na pavimentação

BR-470

  • Km 124 (cerca de 4 km)
  • Km 158,6 (1,35 km)
  • Km 169,2
  • Km 186
  • Km 189
  • Km 195,5 (cerca de 5 km)
  • Km 347
  • Km 352
  • Km 358,6

BR-282

  • Km 329,2 (cerca de 800 metros)
  • Km 439,8
  • Km 440
  • Km 443
  • Km 449,6 (remendos de capa recém executados)
  • Km 456
  • Km 458
  • Km 572 (cerca de 1,5 quilômetro)
  • Km 577,3
  • Km 577,5
  • Km 600
  • Km 601
  • Km 607,7
  • Km 608
  • Km 621,5
  • Km 626
  • 20% do trecho entre Chapecó e São Miguel do Oeste, apresenta problemas no pavimento e sinalização horizontal precária.

BR-158

  • Km 81,5 (3 km de extensão)
  • Km 100
  • Km 108
  • Km 112,3
  • Km 134,9
  • A BR-158, com extensão total de 47 km, apresenta uma situação muito ruim do seu pavimento, em aproximadamente 30% do seu total

BR-153

  • Km 39
  • Km 49
  • Km 58 (3 km de extensão)
  • Km 59
  • Km 89,5
  • Km 104

BR-163

  • Km 78
  • Km 90
  • Km 93
  • Km 98,5
  • Km 117,5
  • Km 124
  • Viaduto abandonado na interseção das BRs 282 e 163

Problemas em pontes

BR-282

  • Rio do peixe – revestimento e problemas na cabeceira
  • Rio Irani – pavimentação precária
  • Rio Chapecó – problemas de revestimento
  • Rio das Antas (629,5) – problemas de revestiment

BR-158

  • Rio Lageado Sertão (km 130) – problemas de revestiment

BR 153

  • Rio Uruguai – problemas nas juntas de dilatação

Obras em andamento durante o estudo

BR-470

  • Construção de viaduto e de ponte em pouso redondo
  • Restauração do trecho entre Otacílio Costa e a divisa com o RS

BR-282

  • Km 50 – Terceira faixa
  • Recuperação do pavimento entre Lages e Campos Novos
  • Trecho Vargem Bonita-Ponte Serrada passando por processo de recuperação global do pavimento existente.
  • Execução do acesso a Nova Itaberaba

BR-163

  • São Miguel do Oeste-Guaraciaba revestimento com concreto betuminoso asfáltico
  • Guaraciaba-Guarujá do Sul, 17 km de pavimento rígido em concreto
  • Guarujá do Sul-Divisa com o PR – 12 km de pavimento asfáltico

foto>Ricardo Saporitti, divulgação

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