Noite desta quinta-feira foi marcada por homenagens
A 15° edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana teve início nesta quinta-feira (20), em Nova Veneza. Com a programação repleta de cultura e o melhor da gastronomia típica italiana, o evento promete trazer aproximadamente 100 mil pessoas ao município durante os quatro dias de festa.
Durante a manhã, uma missa celebrou o feriado de Corpus Christi e também o aniversário de Nova Veneza, que comemora 128 anos de colonização e 61 de emancipação. Logo após houve a abertura dos estandes de alimentação, no pavilhão principal. Na parte da tarde, o festival ‘Talentos da Terra’ abriu espaço para os músicos neovenezianos. Os vencedores das categorias instrumental, italiana e livre, irão realizar uma nova apresentação no sábado.
A abertura oficial e o corte do bolo aconteceram em cerimonia realizada no palco principal, a partir das 21h. Participaram do evento o deputado estadual Jessé Lopes, Marcos Vieira, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Júlio Garcia, a deputada federal Geovania de Sá, o prefeito de Içara Murialdo Gastaldon, de Balneário Rincão Jairo Custódio, de Forquilhinha Dimas Kammer, de Águas Mornas Omar Prim, o vice-prefeito de Siderópolis Alexandre Feltrin, além do prefeito de Nova Venécia-ES, Mário Sérgio Lubiana.
“Nossa bela cidade atraí turistas de todo país, visitam a gondola, o museu, as casas de pedra, a ponte dei morosi, e tantos outros pontos turísticos. Temos também um movimento econômico forte através da agricultura, da indústria e do comércio”, discursou o vice-prefeito Sérgio Alberto Spillere.
O prefeito Rogério Frigo afirmou que a Nova Veneza não é a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana por acaso. “Não podemos deixar de elogiar o povo de Nova Veneza, porque através da simpatia, da hospitalidade e do respeito de cada um de vocês com esse povo que vem até nosso município, que atraí tantas pessoas”, agradeceu o prefeito.
Sessão Solene
O ato que virou tradição durante a festa, a Câmara de Vereadores de Nova Veneza homenageou nove pessoas com o titulo de Cidadão Honorário em Sessão Solene realizada na noite desta quinta-feira (20). Foram homenageados Alberto Ranacoski, Antônio Mazzuco, Isauro Kirchner, Realdino José Busarello, Renato Pieri, Ronaldo Benedet, Paulo Roberto Nunes, Valdeci da Silveira Mandelli e o Padre Valdemar Carminatti.
Na ocasião também foi firmado o Pacto de Irmandade entre Nova Veneza e Nova Venécia, do Espirito Santo. O prefeito da cidade capixaba recebeu das mãos de Rogério Frigo uma placa celebrando o ato.