Baseado no Convenio Internacional Anita Fidelis, que o Instituto Cultural Anita Garibaldi mantém com algumas instituições e governos de algumas cidades italianas, será realizada uma viagem à Itália para visitar as diversas cidades italianas onde Anita lutou e que cultuam sua memória, história e que já plantaram a Rosa de Anita.
Além de representantes do Instituto e das Guardiãs de Anita, participarão desta viagem alguns prefeitos e empresários. Na pauta estão previstas diversas reuniões com políticos e empresários italianos que já manifestaram desejo de conhecerem o potencial das cidades catarinenses ligadas à história de Anita para receberem investimentos.
Na visita às cidades italianas, o grupo será acompanhado por alguns descendentes de Anita que residem na Itália e por instituições italianas conveniadas com o CulturAnita. Estão previstas visitas à 22 cidades italianas com recepções oficiais, sendo que em algumas haverá a participação do embaixador brasileiro na Itália, como é o caso da cidade de Rieti, onde Anita residiu com Garibaldi diversos meses, que formalizará em cerimônia oficial um gemelaggio (irmanamento) com a cidade de Laguna. A viagem, que contém um vasto itinerário e programas oficiais, iniciará dia 09 e se estenderá até 24 de março, além de algumas apresentações das Guardiãs de Anita. Estão previstas visitas à empresas, museus, prefeituras, universidades e aos locais onde Anita faleceu e às suas duas primeiras sepulturas.