Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng comentou que o sistema apresentado para esses dois desafios está em fase final de testagem. “Lançamos no ano passado quatro desafios. Os resultados de dois desses desafios foram apresentados para nós hoje, referentes ao Assessor Virtual e ao controle de processos. Estamos em fase final de testagem desse sistema e teremos boas novidades para informar para toda a classe em breve”.
Para o integrante do iMPulsoLab, Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado, a reunião foi mais um passo importante para o Programa de Inovação Aberta. “O primeiro ciclo do Programa buscou contemplar quatro desafios importantíssimos para o Ministério Público. Hoje conhecemos mais de perto os resultados dos desafios internos, possíveis graças à parceria com o LinkLab da ACATE, que faz a conexão entre o MPSC e as startups. Essa ponte propicia aprendizado e colaboração, para inserir a instituição no ecossistema de inovação”, comentou.
O momento de diálogo também foi uma oportunidade para que os membros da Administração Superior conhecessem outras iniciativas da ACATE, associação que é parceira do MPSC no Programa de Inovação Aberta. Os quatro Subprocuradores-Gerais de Justiça do MPSC estiveram no LinkLab, o laboratório criado pela ACATE para proporcionar a conexão entre startups e instituições que estão em busca de soluções inovadoras para suas atividades.
Diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, celebrou a parceria com o MPSC e projetou o impacto de seus resultados. “São dois anos de construção de um trabalho que eu tenho certeza vai impactar o Estado inteiro e o Brasil. Nós vamos mudar a forma de lidar com os desafios, usando como ferramenta a tecnologia e a cultura de inovação. Para nós, isso é fundamental: estamos ajudando o MP, ajudando a sociedade e dando oportunidade para as empresas”, salientou.
Também participaram da reunião a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Ariadne Clarissa Klein Sartori, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Durval da Silva Amorim, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, Rodrigo Brelinger, o Gerente de Ciência de Dados e Inovação do MPSC, Rodrigo Figueiredo Brellinger e o servidor Pablo Benítez, além do Gestor de Projetos da ACATE junto ao MPSC, Leonardo Colin Cecyn.
Desenvolvido pelo iMPulsoLab em parceria com a ACATE e lançado no começo de 2023, o programa tem duração prevista de 18 meses.