Destaques

Complexo de Laboratórios Multiusuários é inaugurado na Univali

Espaços integram o programa MultiLab SC do Governo do Estado

Foi inaugurado nesta terça-feira, 17, o Complexo de Laboratórios Multiusuários da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os espaços foram viabilizados por meio do Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina – MultiLab SC, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc).

Os laboratórios ficam no bloco E3 do campus Professor Edison Villela – Itajaí e serão utilizados para o desenvolvimento de pesquisas que envolvem o meio ambiente, o estudo de materiais e tecnologias para cidades inteligentes.

Os espaços foram contemplados pelo Governo de Santa Catarina, por meio do edital 15/2023, que investiu mais de R$ 111 milhões para estruturar laboratórios de pesquisa avançada em universidades de todas as regiões do Estado. Ao todo, foram 50 projetos de laboratórios de 19 instituições de ensino superior em 14 municípios. Cada projeto recebeu até R$ 2,5 milhões.

“O programa MultiLab SC é bem-sucedido por olhar especificamente para as comunidades em que as universidades parceiras estão inseridas. O grande objetivo desse edital era aproximar as instituições de ensino e as empresas na busca por soluções para as necessidades de cada município. Nos projetos da Univali a sustentabilidade é o grande destaque e temos certeza que a excelente estrutura que inauguramos hoje trará ótimos resultados tanto para a região como para todo o Estado”, afirmou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

“Esse programa vai ao encontro do que o Governo de Santa Catarina espera para o futuro. Teremos um novo ciclo de desenvolvimento econômico no Estado, tão profícuo, ou mais, do que o que vimos nos últimos 50 anos. É um grande investimento em ciência, tecnologia, inovação e em capital humano. A Univali e as demais instituições da Acafe fazem parte desta estratégia de desenvolvimento em razão dos importantes serviços que prestam à sociedade. Investimentos como esse são fundamentais para atingirmos a meta de liderar a agenda nacional da inovação”, salientou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

Na Univali, os recursos foram aplicados no Centro de Referência Multiusuário em Análises Instrumentais para Pesquisa e Desenvolvimento de Técnicas e Análises Inovadoras para um Futuro Sustentável, que contempla o Laboratório de Instrumentação Analítica Multiusuário e o Laboratório de Absorção Atômica Multiusuário.

“Com o fomento do programa MultiLab SC conseguimos estruturar os laboratórios e adquirir as mais modernas tecnologias para o desenvolvimento de técnicas analíticas avançadas. O Laboratório de Instrumentação Analítica Multiusuário é destinado à realização de análises qualitativas e quantitativas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, atendendo alunos e professores da graduação, mestrado e doutorado. Enquanto o Laboratório de Absorção Atômica Multiusuário é voltado ao desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, permitindo a avaliação da quantidade de metais em uma ampla variedade de amostras”, explicou o coordenador dos laboratórios e vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

O segundo projeto contemplado foi o Ecossistema Inovador: Laboratório Multiusuário para o Desenvolvimento de Tecnologias Transformadoras em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – IoTec LAB. O laboratório visa integrar tecnologias avançadas no conceito de cidades inteligentes para a obtenção de informações precisas e em tempo real sobre as condições ambientais e de mobilidade.

“O IoTec LAB vai permitir a realização de estudos que irão auxiliar no desenvolvimento de estratégias de gestão e na criação de políticas públicas relacionadas às cidades inteligentes, colocando a Univali na vanguarda das pesquisas nesta área. É um espaço inovador e equipado com alta tecnologia para trazer resultados reais para a comunidade regional”, destacou o pesquisador e coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada, professor Mauricio de Campos.

“Para Univali é uma grande alegria e uma honra participar deste momento importantíssimo para Santa Catarina, pois o Programa MultiLab SC é um marco para todo o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. É um programa que potencializa as pesquisas direcionadas às demandas do poder público e das comunidades de cada região, pois, além do fomento à pesquisa avançada, propõe a criação de uma rede para interligar os laboratórios, estimular o uso compartilhado das estruturas e, consequentemente, produzir pesquisas com alto impacto para a sociedade. Para toda a nossa comunidade acadêmica é um imenso orgulho fazer parte desta iniciativa e poder colocar nossa estrutura à disposição de todo o ecossistema de CTI de Santa Catarina”, enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

foto>Dales Hoecksfeld

Posts relacionados

Inscrições abertas para expor na Feira de Empreendedorismo da Univali

Redação

Univali é novamente classificada como a Instituição de Ensino Superior mais sustentável de Santa Catarina

Redação

Univali conclui curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação

Redação
Sair da versão mobile