Blog do Prisco
Notícias

Concessão do aeroporto da Capital movimentará economia de SC

Empresa suíça venceu disputa após 11 lances e oferta acima do projetado

Após 20 anos de espera por obras no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, a economia da Capital – e, consequentemente, de todo o Estado – recebeu ótima notícia nesta quinta-feira (16): o arremate da concessão do aeroporto de Florianópolis por R$ 83 milhões (R$ 30 milhões acima da proposta inicial). Na opinião das entidades empresariais o efeito cascata será tão positivo quanto o ágio na oferta vencedora da suíça Zurich, que terá a licença por 30 anos, prorrogáveis por igual período.

O otimismo começa pelo setor da construção civil, praticamente estagnado na área de grandes empreendimentos privados. A presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – Regional SC (AsBEA/SC), Tatiana Filomeno, lembra que a obra desencadeará outros serviços no entorno do novo terminal, no Sul da Ilha. Nos primeiros nove anos – a contar da assinatura do contrato, a concessionária deverá recapear as pistas e erguer nova estação de passageiros, futura área para estacionamentos e pátio para aviação regional, além de reformar as estruturas atuais.

“Principal porta de entrada para turistas e empresários, o porte acanhado do atual aeroporto em nada reflete a pujança da economia catarinense”, avalia Ivan Tauffer, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC). Ele ainda lembra que “a obra traz outros benefícios, como a injeção de dinheiro, mais empregos, novas operações no local e até a possibilidade de atrair empreendimentos com a possível ampliação das rotas”.

As entidades ligadas ao trade turístico destacam que a notícia resolve um impasse antigo. “Esperamos que a nova estrutura aumente o fluxo de turistas em Santa Catarina. Lamento apenas que tivemos de chegar a esse ponto, já que a Infraero sai de cena devendo à Capital o aeroporto prometido há mais de 20 anos, que nunca realizou”, alfineta Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS).

A posição é acompanhada por Raphael Dabdab, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em SC (Abrasel). “O setor recebe com alegria a notícia, já que o novo e mais completo terminal resolverá um de nossos principais gargalos. Com isso teremos mais visitantes, de maior poder aquisitivo. É lamentável que tenhamos que competir com destinos menos desejados, mas com infraestrutura aeroportuária bem superior”, finaliza.

Posts relacionados

Governador inaugura sinalização do Aeroporto da Serra Catarinense

Redação

Interessados na PPP do Aeroporto de Jaguaruna participam do Roadshow na B3, em São Paulo

Redação

FIESC divulga estudo sobre revisão de contratos das BRs 101 e 116 amanhã

Redação