Numa demonstração de força e preparação para a eleição municipal deste ano, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Santa Catarina promoveu no fim de semana um Congresso Estadual. Estiveram reunidas em Criciúma lideranças e pré-candidatos de 80 municípios catarinenses. Mais de 500 pessoas de todas as regiões passaram pelo evento ao longo dos dois dias no sul do Estado.
A abertura oficial na noite de sexta-feira (12) reuniu o Ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, o deputado estadual e presidente do PDT em Santa Catarina, Rodrigo Minotto, e o presidente da Fundação Leonel Brizola (FLB-AP), Manoel Dias.
O ex-Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, foi homenageado por toda sua trajetória dedicada ao fortalecimento do PDT, além da construção do trabalhismo e da necessidade de priorizar a educação como vetor de desenvolvimento. “Este ato mostra o nosso vigor cívico para lutar por um país mais igual e democrático. O PDT tem história e convicções”, afirmou emocionado, ao destacar a representatividade de Leonel Brizola e o legado do trabalhismo.
Ocupando provisoriamente a presidência da Assembleia Legislativa, Rodrigo Minotto reforçou a importância da integração para o fortalecimento do partido e a capacitação dos quadros para as eleições. “A nossa causa é fundamental e temos orgulho de ser pedetistas. Com meu mentor, Manoel Dias, lutarei, ao lado de cada um de vocês, pelos municípios, por Santa Catarina e pelo PDT”, afirmou, salientando os pré-candidatos a prefeito e a vereador.
Na programação do encontro foram abordados temas relacionados ao direito eleitoral, orientações sobre contabilidade e prestação de contas, e marketing eleitoral. Além disso, houve discussões sobre os núcleos de base, e formação política voltada aos princípios trabalhistas.
Ao receber o título de cidadão catarinense por proposição do deputado Rodrigo Minotto, o Ministro Carlos Lupi relatou momentos marcantes do partido, ratificou as bandeiras trabalhistas e exaltou a dedicação para transformar o Brasil.
“Nós, do Trabalhismo, veneramos nossos líderes, como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, que estão, como uma Executiva celestial, nos guiando e inspirando. Somos alimentados pela esperança de uma sociedade mais igual e justa. Só com educação de qualidade que vamos formar um futuro melhor para a nação”, disse, agradecendo a parceria com Manoel Dias.
fotos>PDT-SC, divulgação