Com 36 anos e formado em Gestão Pública, Pedrão concorre à prefeitura pela segunda vez.
*INFÂNCIA*
Pedrão nasceu em Florianópolis e cresceu no bairro Bom Abrigo, região continental, ele lembra que brincava na rua e no mar, “era uma infancia boa, com uma Florianópolis segura, dava pra observar cavalos marinhos na água, a água era clara, isso é algo muito marcante, que hoje não se vê mais pois o mar está poluído”.
Anos mais tarde a família se mudou para a Barra da Lagoa, bairro que Pedrão já frequentava desde muito cedo, ” foi onde eu aprendi a surfar, uma das praias de Florianópolis que me proporcionou praticar esse esporte maravilhoso. Eu saía de casa, pegava o madrugadão às 4:30 da manhã com os meus amigos e deixávamos as nossas coisas no quiosque da dona Zuleide e a gente surfava até às 10h da manhã, pegava um ônibus pra casa, tomava um banho e ia para o colégio. Assim foi boa parte da minha infância, até que com uns 14 anos, conseguimos vir morar na Barra, e aí que me tornei de verdade um manezinho que entende de Barra da Lagoa”, conta.
*ADOLESCÊNCIA*
Aos 13 anos de idade Pedrão começou a trabalhar com seu tio, Fabiano Assis, carregando o caminhão com frutas e legumes no Ceasa de SC. “Comecei a trabalhar cedo por necessidade, acordava ás 3:30 da manhã para ajudar meu tio a abastecer os restaurantes da cidade. Sabia que era passageira aquela experiência. De fato foi e desde então nunca parei de trabalhar”, relata.
*FORMAÇÃO*
Pedrão é formado em Administração Pública pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da UDESC. Ele foi um dos mais jovens vereadores na Câmara Municipal de Florianópolis, onde exerceu dois mandatos, tendo conquistado, em 2016, o recorde de votação da história de Santa Catarina até hoje, com 11.197 votos.
*VIDA PÚBLICA*
Durante seus mandatos, Pedrão foi pioneiro em publicar mensalmente todos os gastos de gabinete. Pedrão lembra que até as paredes do gabinete foram arrancadas, “elas foram arrancadas justamente pro cidadão que pagava o meu salário e o salário da minha equipe pudesse abrir a porta e ver a gente trabalhando e principalmente ter livre acesso. As pessoas não precisam ter barreira pra chegar ao poder público”.
Pedrão conta que combateu a corrupção de forma efetiva: ” Nós montamos em Florianópolis a Política de Transparência e Combate à Corrupção, envolvemos todos os órgãos de fiscalização e controle. Foram mais de 60 milhões de reais que nós evitamos que fosse surrupiados do município e isso mexeu com muita gente importante”.
Em 2020 disputou o cargo de Prefeito em Florianópolis, ficando em terceiro lugar e nas eleições de 2022, conquistou a primeira suplência do PP na Assembleia Legislativa, com 27.344 votos. Pedrão assumiu a cadeira de Deputado em outubro de 2023.
*PROJETOS SOCIAIS*
Pedrão é entusiasta dos projetos ambientais e sociais. Ele atuou junto à ONU como Secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Santa Catarina, cujo intuito foi criar indicadores, políticas públicas e a fiscalização do cumprimento das metas de Desenvolvimento Sustentável do Milênio, propostas pela ONU.
Pedrão foi coordenador do projeto Amigos da Escola, da rede Globo de Televisão, em Florianópolis e atuou por toda Santa Catarina na realização das ações do mesmo, cuja missão era aproximar e capacitar a comunidade escolar (pais, filhos, professores e comunidade).
Pedrão foi coordenador voluntário no projeto Procurando Caminhos, do Centro Cultural Escrava Anastácia, que dá oportunidade de acesso ao esporte e estimula o empreendedorismo em jovens de 12 a 24 anos, envolvidos em situações vulneráveis.
Na área socioambiental, ajudou a fundar o Projeto Route Brasil que atua na conservação dos oceanos desde 2009, tendo sido o primeiro presidente da instituição. “O Route Brasil está vivo e alcançou 09 países, limpou milhares de praias no mundo, retirou toneladas de lixo do oceano, salvou fauna e conscientizou milhões de pessoas”, conta.