A parceria público-privada para a prestação dos serviços no município começa a partir de 2023 e tem duração de 13 anos
O Grupo Serrana de Santa Catarina, por meio do Consórcio Smart Lux, formado pelas empresas Serrana Engenharia, Smart Lux e Tradetek, foi o vencedor do leilão promovido pela Prefeitura de Nova Lima (MG) na última sexta-feira (04/11) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
O Consórcio Smart Lux venceu o certame para a parceria público-privada (PPP) com a oferta de contraprestação mensal máxima de R$ 281.145,39, o que representa um deságio de 56,19% em relação ao máximo previsto em edital. O prazo da concessão é de 13 anos.
Estruturado pela CAIXA, o projeto em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), conta com financiamento do Governo do Japão. A proposta prevê a prestação de serviços de iluminação pública, incluindo a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.
“Estamos felizes com o resultado do leilão, para o Grupo Serrana é motivo de orgulho poder auxiliar o município de Nova Lima, proporcionando a partir dos nossos serviços mais segurança para a população, além de modernização e eficiência energética o que vai impactar no desenvolvimento econômico da cidade”, salienta Presidente do Grupo Serrana, Odair Mannrich.
O projeto da PPP prevê logo nos primeiros anos de contrato, a modernização de 14 mil pontos de iluminação pública e a troca das atuais lâmpadas por LED. A expectativa é que com essa substituição, haja uma redução de 50% no consumo de energia no município.
A concessionária será responsável pela operação e manutenção de todo o parque (20 mil pontos), bem como de 8 mil novos pontos a serem instalados, tanto em áreas ainda não atendidas por iluminação pública, quanto para suprir as necessidades decorrentes de uma futura expansão do município.
A tecnologia também será o ponto alto deste projeto. Com a implantação do sistema de telegestão, será possível saber a localização de cada ponto de luz, recebendo em tempo real informações sobre seu desempenho ou possíveis falhas no equipamento, garantindo assim uma manutenção mais ágil quando necessária e aderência aos conceitos de cidades inteligentes.