A Cônsul da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Berti, confirmou sua presença no dia 23 de março para visitar oficialmente a cidade e assistir a Tomada de Laguna.
Em audiência da qual participou o Conselheiro Geral dos Italianos estrageiros Dr. Walter Petruziello, foi entregue à Cônsul o projeto “Oriundi – 150 anos da Imigração Italiana” para que os governos italiano e brasileiro adotem a Rosa de Anita como símbolo das comemorações que deverão ocorrer em 2025 em homenagem aos imigrantes.
O Diretor do Instituto CulturAnita, Adilcio Cadorin, justificou que Anita fez o movimento inverso que os imigrantes fizeram. Ela chegou na Itália pelo porto de Gênova, o mesmo porto que os italianos usaram para partir para o Brasil.
“Cada qual a sua maneira lutaram pela liberdade e por um mundo melhor para os seus. A Rosa de Anita representa exatamente a liberdade, igualdade e a esperança de um futuro melhor, ou seja,os mesmos valores buscado pelos imigrantes quando aqui chegaram”, destaca Cadorin.
O projeto prevê ainda que os dois governos se unam para erguer um monumento, busto ou erma em cada uma das cidades fundadas pelos imigrantes italianos, bem como a plantação de um exemplar do híbrido da Rosa de Anita, juntamente com um totem contendo um QR-Code trilíngue narrando a história dos imigrantes daquela cidade, a saga de Anita e informações das respectivas cidades.