Evento internacional tem foco em governança e sustentabilidade
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove, nos dias 10 e 11 de abril, o 20º Seminário Internacional de Governança e Sustentabilidade . A programação é gratuita e vai acontecer no Campus Professor Edison Villela – Itajaí. O evento, que tem como mais o protagonismo e desafios das cidades e as medidas estratégicas frente às mudanças climáticas, visa contribuir com a 30ª Conferência das Nações Unidas (COP 30) que, neste ano, será realizada em Belém (PA).
Conduzido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ), o Seminário é realizado em parceria com a Universidade de Alicante (Espanha), com a qual a Univali tem firmado programa de pesquisa conjunta internacional. O conteúdo da programação está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), números 11 e 13, previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A programação é voltada aos alunos e docentes do PPCJ e outros programas de pós-graduação nacionais e internacionais. A atividade contará com apresentação de produção científica relacionada ao tema central, bem como a participação de palestrantes convidados. As atividades ocorrerão no auditório do Bloco D1 (sala 427) e também serão transmitidas pela internet. As inscrições disponíveis estão em univali.br/eventos .
Debates preparatórios
A coordenadora do projeto, professora Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, afirma que o objetivo é contribuir para a governança das cidades frente aos impactos das mudanças climáticas. A docência destaca que o Seminário é fundamental para preparar os atores políticos e sociais para os debates e propostas que serão apresentadas na Cúpula do Clima – COP 30 da ONU, que ocorrerá em novembro deste ano, no Brasil.
“Esses debates preparatórios são essenciais para alinhar estratégias e consolidar compromissos concretos no âmbito local e global, fortalecendo a capacidade de resposta às mudanças climáticas. Uma mobilização antecipada, dos diferentes setores da sociedade, permite um diálogo mais inovador e soluções mais eficazes, refletindo a urgência e a complexidade do desafio climático.”, esclarece o docente.
O conteúdo científico, apresentado durante a programação, será publicado nos anais do evento e reunido em um livro. Essas publicações estão previstas para ocorrer antes da COP 30 e estarão disponíveis em univali.br/ppcj .
“O Programa de Pesquisa Internacional Conjunto, implementado entre a Univali e a Universidade de Alicante, representa um marco na cooperação internacional e fortalece a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores de diferentes países. Uma parceria promove o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para desafios globais e contribui, diretamente, para a formação de líderes capazes de enfrentar questões complexas com uma abordagem interdisciplinar e integrada”, afirma a professora Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza.
Fomento
O evento será subsidiado com recursos aprovados em duas chamadas diferentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, ambas com autoria da professora Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza.
O fomento para o Seminário advém das Chamadas CNPq Nº 39/2024 – Linha 2: Eventos tradicionais nacionais ou internacionais e de n.º 14/2023 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. Esta última, relacionada ao projeto de pesquisa de cooperação internacional “ Protagonismo e Desafios das Cidades Brasileiras sobre as Mitigações das Mudanças Climáticas: construção de estratégias de adaptação, governança e justiça ambiental – experiências Brasil, Moçambique, Colômbia e Espanha” , com a participação de docentes destes países .
Mais informações: Na coordenação do PPCJ, pelo telefone (47) 3341-7519.