Blog do Prisco
Coluna do dia

CPI’s para todos os gostos

Essa semana será de CPIs na Capital Federal. Elas vão dominar a pauta e o clima promete esquentar. Está prevista nada mais nada menos do que a instalação de quatro comissões parlamentares de inquérito. Uma delas, importante destacar, é uma CPMI, com representação das duas Casas. Será composta por 16 deputados e 16 senadores.
Como se refere ao Congresso, a maior influência nesse colegiado é a do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Evidentemente que ele vai prestar serviços ao Planalto. Na proporcionalidade entre as bancadas, o senador mineiro, vassalo, acabou conseguindo uma vaga a mais para o PT. Quem perdeu espaço com a manobra matreira foi o PL.
Naturalmente que essa jogada pode ajudar o governo. Não se pode perder de vista, contudo, que as descobertas que os parlamentares venham a fazer vão ganhar notoriedade nas redes sociais e na mídia não totalmente aparelhada.
O colegiado tem tudo para trazer à tona situações que merecerão holofotes os mais diversos perante a sociedade nacional.
A presidência deverá ficar com a oposição e a relatoria com o governo. Isso na CPMI do 8 de janeiro.

Outro diapasão

Diferentemente de Rodrigo Pacheco, Artur Lira, presidente da Câmara, não está agindo de forma disciplinada em relação ao governo. Muito pelo contrário. Está mandando recados. Na Câmara, serão instaladas três CPI’s ao mesmo tempo.

Reduto

Estas são formadas exclusivamente por deputados. É na Câmara onde o quadro é mais adverso para Lula da Silva e seus companheiros. A primeira será a do MST. Nestes pouco mais de quatro meses do atual governo, tivemos mais invasões de terras do que nos quatro anos de Jair Bolsonaro.

Camaradas

A União pode até nem estar dando apoio direto ao movimento criminoso (a CPI poderá desvendar esse mistério entre tantos outros), mas não está coibindo, não está combatendo as invasões. Tanto que levou João Pedro Stédile, o chefão do MST, para a viagem à China. Na comitiva oficial. Haja proximidade.

Gente nossa

Lula da Silva está montando um conselhão. Ninguém sabe ainda se o agro terá assento. O MST, contudo, já tem espaço garantido. É o PT botando as manguinhas de fora.

Triunvirato

Outra CPI é a das Americanas. Quem controla a rede de lojas é o triunvirato mais rico do país. Fizeram o L na eleição do ano passado.

Bola furada

A outra comissão é a da fraude em jogos do campeonato brasileiro que, em tese, não deve respingar no governo.

Pra torcida

Artur Lira, registre-se, declarou que as CPIs não vão impedir o funcionamento da Câmara, que o plenário não será contaminado pelas comissões. Lira está fazendo jogo de cena. Obviamente que os trabalhos na Casa serão totalmente envolvidos pelas investigações. O alagoano não serve para bobo. Está fazendo o jogo e esperando algo em troca no futuro breve ou um pouco mais adiante.

Província

De catarinenses, até agora, apenas Esperidião Amin na CPMI do 8 de janeiro, que deve ser instalada nesta quarta-feira, 17, no Congresso Nacional. Jorge Seif ficará como suplente.

Dúvidas

Quem financiou, quem negligenciou, quem liderou a quebradeira, de 8 de janeiro? O que não faltam são dúvidas acerca da depredação das sedes dos três poderes para a CPMI investigar.

Articulado e inteligente

É de bom alvitre o Planalto abrir bem o olho em relação a Esperidião Amin. Trata-se de um dos melhores e mais preparados quadros da política brasileira. Além de ser um homem de bem e muito inteligente. Dará trabalho aos governistas. Mas seguramente teremos deputados de SC nas três comissões exclusivas da Câmara dos Deputados.