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Criador de startup recém comprada pelo Boticário compartilha estratégias de fusões e aquisições em evento do WTC

Um dos fundadores da Equilibrium, Fabio Nunes, compartilhou sua expertise durante encontro do grupo MAG do Programa WTC de Competitividade, nesta terça-feira (22), sob a temática Capturar Sinergias em M&A (Fusões e Aquisições, da sigla inglês Mergers and Acquisitions). A startup catarinense de orquestração e inteligência logística digital foi recentemente adquirida pelo Boticário, que passou a se tornar a primeira empresa do setor a ter uma operação logística totalmente integrada a partir da visão unificada e automatizada dos processos dos seus e-commerces.

Com a venda da Equilibrium, Fabio assumiu a diretoria de Tecnologia do Grupo Boticário. O empreendedor, formado em Ciências da Computação, com especialização em Marketing com foco em empresas de tecnologia; além de Estratégias de Go to Market e Desenvolvimento de Produtos; e Gestão de Produtos de Software e Ciclo de Vida; já fundou e vendeu três empresas ao longo de duas décadas.

“Minha primeira empresa foi de e-mail marketing no início dos anos 2000, vendida para nosso então maior concorrente. Depois, fundei a Navita Tecnologia, em 2003, que é parceira do Grupo Positivo, onde fiquei até 2018. Foi quando surgiu a oportunidade de vender minha participação ao fundo de investimento da Navita. Tirei um ano sabático, fui morar nos EUA para pesquisar projetos novos em San Francisco, onde também tive uma experiência de quatro meses no Vale do Silício.”

Ao retornar ao Brasil, em 2019, o especialista – que também é integrante da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) – se uniu a um sócio para empreender na área de logística, com a fundação da Equilibrium, para melhorar a experiencia em e-commerce. “Nos tornamos uma espécie de ‘Decolar.com’ de transportadoras e varejistas. Isso um pouco antes da pandemia, quando houve um boom desse segmento. Aos poucos, amadurecemos nossa tecnologia, principalmente quando avançamos pelo mercado catarinense, em especial com a rede Havan. E agora, fazendo parte do Boticário, nossa operação cria uma solução única de gestão de entrega que proporciona uma melhora consistente no nível de serviço aos consumidores e parceiros, especialmente na comunicação com clientes e acompanhamento em tempo real dos pedidos.”

Para o CEO da empresa Invisto, Marcelo Wolowski, que participou remotamente, é preciso analisar o que está por trás desse tipo de investimento. Por isso é importante conhecer suas histórias, tanto suas competências técnicas quanto a expertise em M&A, como é o caso do Fabio Nunes. A Invisto, empresa de investimentos em venture capital, fez um aporte de R$ 2,5 milhões na Equilibrium (R$ 1 milhão em 2019 e R$ 1,5 milhão em agosto de 2021).

A Equilibrium é um dos frutos do ecossistema de inovação de Florianópolis. Fundada por Fabio Nunes e Marcos Arante, nasceu com a proposta de conectar empresas que precisassem transportar cargas com operadores logísticos.

“É uma satisfação para o nosso grupo ouvir a experiência do Fabio Nunes, um ‘empreendedor serial’ com uma trajetória brilhante no segmento tecnológico”, afirmou Paulo Junqueira, executivo sênior de finanças e presidente do MAG.

Aprendendo com especialistas

 

O PCG faz parte do Programa WTC de Competitividade, iniciativa do World Trade Center Curitiba, Joinville e Porto Alegre, importante player no ambiente de negócios há mais de 50 anos. Dentro da proposta de learning from experts (aprendendo com especialistas), o grupo convida, a cada encontro, profissionais referências em seus segmentos de atuação para compartilhar suas vivências.

A presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre, Daniella Abreu, reforçou que as temáticas dos grupos associados busca se adequar à realidade pós-pandêmica no Brasil, “que une forças para adquirir competências, fortalecendo os empresários para a retomada econômica, além de melhorar a competitividade internacional das empresas do Sul do país”.

 

Sobre o WTC

 

O WTC é formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para as cidades e países em que está presente. Seus associados contam com a rede do World Trade Centers Association (WTCA), associação que reúne os World Trade Centers em todo o mundo.

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