Destaques

Criciúma 100 anos de emancipação: comissão organizadora das celebrações é instituída

70 membros da organização do centenário serão divididos em grupos de trabalho

 

Criciúma comemora 100 anos de emancipação político-administrativa no dia 4 de novembro. Para celebrar essa data marcante, a Administração Municipal planeja uma série de ações ao longo do ano. Nesta sexta-feira (14), o prefeito Vagner Espíndola assinou o decreto que institui oficialmente a comissão organizadora das celebrações alusivas, composta por 70 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e equipe de governo. A programação inclui atividades que reverenciam a história do município, celebram as vitórias e refletem sobre o futuro da cidade.

“Vamos comemorar o centenário em toda a cidade. Certamente, daqui 50 ou 100 anos, os livros contarão a história que nós começamos a escrever hoje, tudo será legado da qui para frente. Faremos algo diferenciado, não vamos comemorar o centenário apenas aqui no Paço Municipal, mas sim, com toda a população e instituições. Contamos com a participação e ajuda de todos para fazer deste um ano inesquecível”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Sob a presidência do ex-vereador Arleu da Silveira e vice-presidência de Cristiane Uliana Zapellini, presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), a comissão do centenário trabalha desde janeiro na organização de uma série de iniciativas para envolver a população nas comemorações. Todos os meses, até o final do ano, serão promovidas atividades alusivas aos 100 anos. Para isso, os 70 membros da comissão serão divididos em grupos de trabalho, que se reunirão ao longo das próximas semanas.

Para o presidente da comissão, o objetivo é construir uma programação diversificada para marcar a história do município. “Não é sempre que se faz 100 anos. Por isso, Temos um sonho maior: fazer um grande evento em homenagem ao centenário da nossa amada Criciúma, para toda a população. A todos que aceitaram o convite para compor a comissão e ajudar a escrever essa história, nosso muito obrigado”, afirmou Silveira.

Durante o evento, a vice-presidente da comissão apresentou a programação já definida, que inclui ações como o concurso para escolha da identidade visual do centenário, um Festival Internacional de Corais e um desfile histórico no dia 4 de novembro. “São 100 anos de emancipação política e 145 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos. Por muito tempo, Criciúma teve a identidade do carvão, logo depois, das etnias. Hoje, começamos a estudar a nova imagem do nosso município, como a cidade dos parques, da inovação e da tecnologia, que daqui alguns anos será lembrada pelas futuras gerações”, explicou a vice-presidente.

 

Concurso para criação da identidade visual do Centenário de Emancipação

 

Com o objetivo de envolver a sociedade na programação do centenário, o Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), lançou um concurso para criação da logo de identidade visual do Centenário de Emancipação. O cadastro pode ser realizado até a próxima sexta-feira (21), de forma gratuita, mediante o envio dos documentos descritos no edital para o e-mail centenario.emancipacao@criciuma.sc.gov.br.

A logo que estiver mais alinhada com os critérios de seleção será utilizada na promoção do centenário durante todas as celebrações, realizadas ao longo deste ano. O criador da logo classificada em primeiro lugar será premiado com um dispositivo eletrônico portátil (Tablet A9+ 5G). Os interessados podem acessar o edital pelo link shre.ink/birL. O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro.

 

Medalha Thati Teixeira

 

Para celebrar a participação feminina na política em Criciúma, o nome da ex-vereadora Thati Ferro Teixeira (in memoriam) será eternizado em uma medalha de reconhecimento municipal, como forma de homenagem. A medalha com o nome da parlamentar será entregue em março, mês da mulher, para personalidades femininas que contribuíram para o desenvolvimento do município, por meio da política. Tanto os nomes quanto a entrega das medalhas serão questões avaliadas pela comissão dos 100 anos de emancipação.

 

Taça “Criciúma: 100 Anos de Emancipação”

 

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) nomeou a taça do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025 como “Taça Criciúma: 100 Anos de Emancipação”. A oficialização da nomeação da taça ocorrerá em uma cerimônia pública, com data a ser confirmada, na loja Fort Atacadista de Criciúma. O evento reunirá representantes da gestão municipal, da FCF e da empresa, integrando o calendário de comemorações do centenário. A iniciativa reforça o protagonista de Criciúma no cenário esportivo e cultural de Santa Catarina.

 

Assista ao vídeo da notícia

Posts relacionados

Terceiro Feirão de Empregos leva milhares de pessoas à Arena

Redação

Prefeito Vagner Espíndola cobra solução para problemas em escola recém-inaugurada

Redação

Governo de Criciúma estuda implantação de Cercamento Digital para reforçar segurança pública

Redação
Sair da versão mobile