Destaques Notícias - Lateral

Governo de SC aperta os cintos

A receita estadual cresceu 8,5% em agosto de 2015 no comparativo com o mesmo mês do ano passado. O número parece robusto, mas ficou um ponto percentual abaixo da inflação, que está na casa de 9,5%. A expectativa no Centro Administrativo era de um incremento de 10,5%. Acabou não se confirmando em função do agravamento do quadro econômico no contexto nacional.

No acumulado de 2015, os números do governo estadual também perdem para o dragão inflacionário. Também estão exatamente um ponto percentual atrás. A situação é preocupante. Tanto que o governador Raimundo Colombo, fugindo ao seu estilo, chamou o colegiado na semana passada e foi muito claro: é preciso apertar os cintos, economizar recursos e não paralisar obras em andamento. Outra novidade. O lageano também estabeleceu que os encontros com seus principais assessores vão acontecer de 15 em 15 dias. Já na semana que vem, haverá
uma nova rodada. Pontualmente, com cada assessor, Colombo vai passar em revista o desempenho das obras e ações bem como as iniciativas para gerar e economia em cada pasta.

Período

O secretário Antônio Gavazzoni ainda alimenta certa expectativa de reação nos números neste último quadrimestre de 2015. Tradicionalmente, o período é de crescimento da receita. Mas as projeções dentro da própria Fazenda estadual não são nada animadoras.

Mais operações

Na Fazenda, a semana também vai começar com reuniões estratégicas. Gavazzoni vai conversar com os fiscais. A ideia é incrementar as operações do fisco. Para, numa ponta obter mais receita e, na outra, coibir a sonegação.

Foto: Secom, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Jorge Bornhausen: transbordando lucidez e sensibilidade política

Redação

Governador Jorginho Mello define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Redação

Deputado Oscar Gutz garante 5% das vagas do Programa Universidade Gratuita para pessoas com deficiência

Redação
Sair da versão mobile