Notícias Últimas

Curso básico de Libras teve formatura nessa terça

A Secretaria de Educação e a instituição conveniada Allcet formaram nessa terça-feira 80 alunos da rede municipal de ensino no Curso Básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), alunos que têm em sua sala ao menos um aluno surdo. Fizeram parte da primeira edição do curso alunos das escolas Antônio Estanislau Ayroso, Santo Estêvão e Jonas Alves de Souza. O programa visa incluir, cada vez mais, os alunos surdos da rede municipal de ensino, começando pela interação com os colegas de sala. O curso básico de Libras foi ofertado no bairro Vila Baependi uma vez por semana, no contraturno escolar, durante 13 encontros. Com apostila e professores formados, os alunos aprenderam a se comunicar por Libras e, durante a formatura, demonstraram um pouco do aprendizado por meio de apresentação de uma poesia toda em Libras.

Os alunos surdos Felipe Zuchelli (Escola Antônio Estanislau Ayroso) e Isabela Campestrini (Escola Santo Estêvão) estavam felizes na manhã dessa terça, durante a formatura, com a comunicação estabelecida com os colegas de turma por meio da Libras. Dava pra ver nos olhos dos dois pequenos a satisfação por ver todos se comunicando por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Novas turmas começam nas próximas semanas. Mais 80 alunos participarão do curso, todos com colegas surdos. A secretária de Educação Emanuela Wolff explica que o resultado do programa é muito positivo. “Os alunos ouvintes e os alunos surdos aumentam a socialização quando a comunicação por Libras é estabelecida. Já sentimos isso nas salas de aula onde os colegas participaram do programa. Isso é inclusão e um aprendizado que todos levarão para a vida toda”, relata Emanuela.

Sair da versão mobile