Notícias - Lateral

Dalirio: “Porto de Itajaí está doente”

O ministro da Secretaria Nacional de Portos, Edinho Araújo, informou ao senador Dalirio Beber (PSDB-SC), durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura, na manhã desta quarta-feira (15) que o órgão está investindo pesadamente na sobrevivência do porto de Itajaí, junto com o governo de Santa Catarina.

Dalirio explicou ao ministro que apesar da grande importância do porto para as exportações do Estado, a burocracia estatal e o surgimento de vários terminais privados às margens do rio Itajaí estão agravando a competitividade do terminal público. E desabafou:

– O porto de Itajaí está doente. Se não for socorrido com urgência, poderá entrar em fase terminal em pouco tempo”.

Na procura de ajuda para o Itajaí, senadores e deputados da Frente Parlamentar Catarinense e administradores do porto se encontrarão nesta quinta-feira (16) com o Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams.

Ao ministro da AGU, Dalirio adiantou que pedirá uma solução de caráter jurídico que desburocratize e permita à
administração de um terminal público, como o Itajaí, possa receber investimentos privados.

À disposição do porto estão R$ 156 milhões de recursos externos aguardando aval do governo. O dinheiro seria usado para revitalizar a competitividade exportadora do Itajaí, que hoje enfrenta principalmente a concorrência de um porto privado bem à sua frente, do outro lado do rio, queixou-se o senador catarinense.

– Queremos que o ministro desate o nó da burocracia para dar aos portos públicos maior agilidade para investir na
ampliação de seus terminais e, assim, competir com o setor privado na área portuária”, disse o senador catarinense. Caso contrário, os recursos destinados ao Itajaí serão destinados a outro terminal, advertiu Dalirio.

Eles também pedirão a Adans que interceda junto ao governo para prorrogar o prazo de 25 anos de concessão autorizados ao Itajaí.

Foto: Ag. Senado, divulgação

Posts relacionados

Jorge Bornhausen: transbordando lucidez e sensibilidade política

Redação

Jorginho Mello participa de ato pela liberdade de expressão no Rio

Redação

Governador Jorginho Mello assina ordem de serviço para dragagem em Rio do Oeste

Redação
Sair da versão mobile