“Há pouco mais de um mês, Guaramirim entrou para história da política brasileira, quando foi empossado Senador da República Brasileira, o guaramirense Dalírio Beber. Criado no interior do bairro, Jacu-Açu o agora Senador, formou-se advogado e empresário, é filiado ao PSDB. Foi primeiro suplente, eleito em 2010, com Luiz Henrique da Silveira, do PMDB, na composição da tríplice aliança que elegeu Raimundo Colombo. O segundo suplente é o secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni.
Aliado de Luiz Henrique desde as primeiras negociações do PSDB com o PMDB em 2002, foi um dos líderes tucanos a atuar na eleição do senador ao governo catarinense, juntamente com o deputado Marcos Vieira, Marco Tebaldi e o falecido professor Jacó Anderle.
A escolha de Dalírio Beber para primeiro suplente ao Senado foi uma decisão pessoal de Luiz Henrique da Silveira,
enfatizado no PMDB e no PSDB. Quando assumiu o governo do Estado em 2003, o primeiro ato de Luiz Henrique foi assinar a nomeação do tucano Marcos Luiz Vieira para o cargo de Secretário da Administração, em gesto de gratidão pelo que os líderes do PSDB fizeram para celebrar a coligação. Outros tucanos estavam fechados com o governador Esperidião Amin.
Dalírio Beber fez a opção pela presidência do PSDB catarinense no primeiro mandato de Luiz Henrique. E só no segundo é que aceitou convite para presidir o Badesc.
Definido candidato ao Senado em 2010, Luiz Henrique fez a escolha pessoal do nome de Dalírio Beber, também em gratidão pelos apoios em oito anos de aliança.
Registramos aqui nosso orgulho e apreço por levar o nome de Guaramirim a maior instância do legislativo brasileiro.”
Lauro Fröhlich.
Prefeito de Guaramirim
Nas fotos, o local onde o senador passou sua infância.
Fotos: divulgação