Destaques

Daniel Freitas recebe homenagem de produtores rurais do Alto Vale

O deputado trabalhou em Brasília pela liberação de um herbicida primordial para o cultivo de alho e cebola

O Congresso Nacional está em recesso, porém, alguns parlamentares seguem com as suas atividades em solo catarinense. É o caso do deputado federal Daniel Freitas (PL-SC), que recebeu na noite desta segunda-feira uma homenagem da Câmara de Vereadores do município de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, região muito forte no cultivo de cebola e alho.

Os produtores estavam jogados à própria sorte diante da descontinuação de um herbicida à base de octanoato de ioxinila, o Totril. Assim, havia sido protocolado junto ao Ministério da Agricultura e Pesca, IBAMA e Anvisa, os pleitos de registro de um defensivo agrícola semelhante ao Totril, o FICO. Um produto genérico com as mesmas características, o qual obteve todos os estudos e documentos exigidos pela legislação para sua pronta aprovação. O Ministério da Agricultura, à época gerido pela Ministra Tereza Cristina, havia emitido o parecer técnico oficial de eficiência e praticabilidade agronômica, porém, o processo estava parado na Anvisa.

Dessa forma, através da intervenção dos trabalhos do deputado Daniel Freitas, a Anvisa deu celeridade aos trâmites e liberou a comercialização do produto. “A situação estava caótica. Somente em Santa Catarina, há mais de 50 mil famílias envolvidas na cadeia de produção do plantio de alho e cebola. Na ausência do Totril, os produtores ficaram desesperados, pois seus cultivos ficaram desprotegidos e, consequentemente, seus investimentos e intermináveis horas de trabalho, em risco. As plantações de alho e cebola do Brasil estavam em perigo. Quando eu soube da situação, imediatamente me propus a ajudar. É inacreditável pensarmos que por um entrave burocrático, toda uma cadeia de produção poderia ser prejudicada”, afirmou Freitas.

A moção de aplausos na câmara legislativa de Ituporanga foi uma inciativa do vereador Jorge Henrique Kratz (PL-SC).

foto>Assessoria, divulgação

Posts relacionados

Carol De Toni ao Senado?

Redação

João Cobalchini assume a prefeitura da Capital pela segunda vez

Redação

O recado de Topázio à bancada do PSD e a João Rodrigues

Redação
Sair da versão mobile