Blog do Prisco
Coluna do dia

De pernas pro ar

Os dias 11 e 12 de março de 2020 entraram para a história do Continente Americano após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado que o mundo está em meio a uma pandemia (quando uma doença tem capacidade muito rápida de proliferação).

Talvez as datas venham ser considerados uma espécie de Dia D no combate, ainda insípido, ao Coronavírus. Num mesmo dia, o presidente norte americano, Donald Trump, determinou a suspensão de voos da Europa para os Estados Unidos; a liga de basquete do país, a NBA, anunciou a paralisação do campeonato; o dólar bateu na casa de R$ 5,00; as bolsas do mundo todo seguiram despencando (a Bovespa acionou o circuit breaker, sistema para evitar o colapso, quatro vezes em quatro dias); as duas primeiras rodadas das eliminatórios sul-americanas da Copa do Mundo de Futebol foram suspensas; o campeonato espanhol de futebol também entrou no módulo stand by; e no Brasil os casos começaram a se multiplicar exponencialmente, elevando às dezenas o número de suspeitos no território estadual.

Pra melhorar, Arábia Saudita e Rússia entraram numa guerra insana em torno do preço do petróleo, potencializando o cenário de caos econômico. Agora já se fala em recessão global, o que obviamente terá reflexos difíceis de se prever para o Brasil e Santa Catarina. O momento é de cautela.

Justiça pressiona

O prefeito de Palhoça está divulgando um vídeo. Gravado logo após ele sair de audiência na Justiça Federal, sobre a ação da prefeitura contra a empresa ANTT, cobrando ações na cidade de Palhoça.

Ficou decidido que: a partir do dia 20 de março, a ANTT tem 90 dias para a aprovação do reequilíbrio fiscal. O prazo fatal é dia 20 de junho.

FRASE

“Acabado o prazo já no dia seguinte, a concessionária tem a obrigação de começar as obras da terceira faixa sentido norte e dos três túneis em Palhoça!

Saímos satisfeitos, porém a ação na justiça continua pois tem outros pedidos a serem analisados. Agora é aguardar e que no máximo dia 21 de junho ou antes, as obras iniciem.” Camilo Martins, prefeito de Palhoça

PSL e PRTB

Partido do vice-presidente Mourão apoiará na capital a chapa que hoje tem como pré-candidato o comandante Araújo Gomes. Os membros da executiva do PRTB de Florianópolis, Ronei Costa, João Veiga e Álvaro Casagrande, e o presidente do PSL local, Jefferson Fonseca, firmaram o compromisso que passa pela construção conjunta das bandeiras a serem apresentadas na eleição municipal.

Acompanhou a reunião o advogado Gerson Basso, ex-presidente da Junta Comercial. Ele recentemente foi convidado pelo secretário Douglas Borba para ingressar na legenda Social Liberal.

Compromisso público

O Governo do Estado reafirmou, frente a deputados e agricultores, a decisão de manter a isenção de impostos para os defensivos agrícolas. O assunto foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 11, que contou com a presença de lideranças, produtores rurais e dos secretários de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli; e da Agricultura e Pesca (SAR), Ricardo de Gouvêa.